Revisão biométrica em Parauapebas atinge quantitativo necessário de eleitores
Nesta quinta-feira (18), Parauapebas atingiu 80,2% dos eleitores com a revisão biométrica. Com isso, o município do sudeste do estado, alcançou a meta mínima do eleitorado cadastrado para a realização das Eleições municipais de 2016, de forma informatizada. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará continuará com recadastramento até este sábado (19).
O recadastramento biométrico em Parauapebas começou no dia 3 de junho desse ano, com mais de 137 mil eleitores. A tímida procura do eleitorado parauapebense pela revisão no sistema biométrico fez com que a Justiça Eleitoral do Pará intensificasse os atendimentos nos municípios, principalmente, com ações itinerantes.
Foram realizados 15 atendimentos itinerantes em zonas rurais, áreas indígenas e nos bairros mais distantes da cidade, locais de difícil acesso a população, como nas aldeias indígenas. As ações itinerantes atenderam, em torno, de 13 mil pessoas, o equivalente a, aproximadamente, 10% dos eleitores. Esse quantitativo se deve apenas a revisão biométrica.
Até está sexta-feira, já havia mais de 110 mil eleitores cadastrados no sistema biométrico. Além de outros 28 mil novos eleitores que Marituba recebeu nesse período de recadastramento. A revisão, em Parauapebas, segue até este sábado, último dia para os eleitores se recadastrarem. Até o último dia do prazo, o eleitor parauapebense terá mais uma chance para fazer a revisão.
O TRE do Pará instalou, na Rua Tiradentes, um ponto de atendimento com a unidade móvel da Justiça Eleitoral. A via foi fechada para a ação que tem sete guichês de atendimento. “Mesmo atingindo a meta, o TRE continua com atendimento até esse sábado. Essa será uma ação de cidadania direcionada aos eleitores que pretendem exercer o seu direito de voto nas próximas eleições”, ressalta Felipe Houat de Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará.
O local fica próximo a Praça da Cidadania, na área comercial da cidade, e a ação será realizada de 8h às 17h. Para o recadastramento, basta levar documento original com foto, título de eleitor e comprovante de residência. O eleitor que não fizer a revisão terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições de 2016. Além disso, só poderá regularizar a situação com a Justiça Eleitoral após o pleito do ano que vem.