STI realiza encontro sobre Plano de Suporte Técnico para Eleições do Conselheiro Tutelar

Na manhã desta quinta-feira (21), ocorreu no plenário do Tribunal Regional Eleitoral uma reunião entre a Secretaria e os órgãos envolvidos na realização da Eleição para Conselheiro Tutelar. No encontro estavam presentes a Prefeitura de Belém, COMDAC, Ministério Público, Guarda Municipal, Policia Militar e TRE.
O encontro foi conduzido pelo secretário de STI, Felipe Brito, que esclareceu os objetivos das atividades de suporte técnico pela Secretaria de Tecnologia da Informação, bem como seus respectivos locais, atividades, responsáveis, quantitativos de unidades de votação, entre outros assuntos que determinam a realização das Eleições de Conselheiro Tutelar.
Ao todo estarão envolvidas no processo mais de 1000 pessoas, entre coordenação e organização do pleito. Serão disponibilizadas pelo TRE, 303 urnas eletrônicas, sendo 49 de reserva, caso ocorra algum imprevisto.
Para garantir da segurança do pleito a Policia Militar e a Guarda Municipal estarão dando total suporte. Segundo o Tenente Coronel Zagalo, a Policia Militar disponibilizará 70 policiais entre os batalhões de eventos e operacionais. Já a Guarda Municipal estará com uma equipe de 170 policiais, 12 motos e 10 viaturas.
O Ministério Público estará órgão fiscalizador das Eleições de Conselheiro Tutelar. O Promotor José Maria comentou que está totalmente seguro pela realização do pleito, “O Ministério Público ressalta a credibilidade que o Tribunal Regional Eleitoral tem na realização das Eleições decorridas durante os anos, sendo assim ficamos mais tranquilos”.
Podem votar todos os eleitores que se regularizaram até o dia 18 de dezembro de 2015, sejam eleitores de Belém e que não estejam com o titulo suspenso, cancelado ou que estejam em débito com a Justiça Eleitoral.
Não podem votar eleitores de 16 anos que entraram agora em janeiro no sistema, se está preso, servindo ao exercito, ou qual quer tipo de suspensão ou cancelamento.
Para votar nas Eleições de Conselheiro Tutelar o eleitor deve comparecer com os seguintes documentos:
- Documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho)
- Título de eleitor, canhoto de votação eleição passada ou a certidão de quitação eleitoral
Apuração da Eleição de Conselheiro Tutelar será na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) a partir das 17 horas e será aberta ao público, que poderá acompanhar através de telões disponibilizados no entorno da CAE.
Para esclarecer quais quer tipos de duvidas referente a Eleição, o leitor poderá ligar para o Disque Eleitor 3276-9293.