Justiça Eleitoral realiza ações itinerantes em vários bairros de Belém
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) promoveu atendimento itinerante no Colégio Sophos, nesta terça-feira (15), com o objetivo de regularizar a situação eleitoral do público. A ação disponibilizou serviço de emissão de primeira e segunda via do título de eleitor, além de transferência domiciliar e revisão de dados.
A felicidade de dona Ana Rosa Parente, 54 anos, foi porque ela conseguiu transferir o título de Abaetetuba para Belém. “Se nós tivéssemos que ir até Abaetetuba, ficaria mais difícil. Até mesmo enfrentar fila em um dos postos de atendimento, ficaria complicado, devido à quantidade de pessoas procurando esse serviço, já aqui no atendimento itinerante, eu acho que ficou muito mais prático e mais rápido”, conta a aposentada.
Quem também aproveitou a oportunidade, foi a estudante Fabiana Souza, que aos 16 anos, já está apta para votar pela primeira vez. “É muito importante essa ação, já que a gente pode tirar o título de eleitor, porque é o futuro do nosso país que está em jogo, nas nossas mãos. Por isso é importante a partir daqui, que vamos ter que saber escolher em quem votar”, disse a jovem que completou. “Além disso, tirar essa documentação em locais onde a gente costuma passar ou frequentar, como no meu caso, a minha própria escola, é muito mais acessível e estimulante”.
O prazo final para tirar ou regularizar o título para quem for votar em 2016 é 4 de maio. O eleitor precisa levar apenas alguns documentos em mãos: RG ou Certidão de Nascimento (Caso de menores), Comprovante de Residência e para o sexo masculino, os maiores de 18 anos precisam apresentar comprovante de quitação militar, depois é só procurar um dos locais de atendimento da Justiça Eleitoral.
“A ideia é regularizar a situação de quem irá votar nas Eleições municipais deste ano. Essas ações nos ajudam a antecipar e esvaziar um pouco aquela quantidade de pessoas que costumam se apresentar nos últimos dias do prazo, ou seja, quem ganha com isso, sem dúvida é a sociedade”, Explica Rosana Matos, Coordenadora de Atendimento itinerante.
Orientação para futuros eleitores
Além do atendimento itinerante, a Escola Judicial Eleitoral (EJE) promoveu atividade do Programa Nacional Eleitor do Futuro, que engloba ciclo de palestras com a finalidade de conscientizar crianças e adolescentes, sobre a importância do voto. Dentro do programa, são realizadas as seguintes ações: Divulgação de cartilhas, constituições e estatutos; Eleições simuladas, com a utilização da urna eletrônica; e Palestras sobre: Cidadania, Democracia, Política, Direitos Humanos e Ética.
O Programa Nacional Eleitor do Futuro, realiza visitação a escolas, universidades, centros sociais, associações e comunidade em geral. Tudo para facilitar o entendimento acerca dos assuntos que envolvem a Justiça Eleitoral, contribuindo assim de forma direta com a sociedade.
A estudante Ingrid Santos, de 14 anos, participou da palestra e fez a votação simulada. Ela gostou da ideia do Programa, mesmo sabendo que só poderá votar daqui a dois anos. “Eles estão dando informações a mais pra gente. Pra que na hora que formos votar não estejamos desinformados sobre o que fazer, sobre a importância que isso tem”, conta Ingrid.
Serviço:
Para solicitar o projeto em escolas ou empresas, basta entrar em contato com a EJE nos telefones 3213-4531 ou 3213-4517 ou ainda pelo email eje@tre-pa.gov.br.