Santarém poderá ter segundo turno nas Eleições de 2016
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) finalizou, no último sábado (26), os trabalhos revisionais realizados em Santarém, localizado no oeste do Estado. Com a finalização da coleta de dados para biometria e o número de eleitores revisados, o município paraense poderá ter nas Eleições desse ano segundo turno para prefeito.
O município santareno iniciou o período de revisão biométrica obrigatória em julho de 2015 com 202.179 mil eleitores. Durante esse período, foram coletados os dados de 87% do eleitorado. Além disso, depois dos trabalhos revisionais a Justiça Eleitoral contabilizou o atendimento 208.051 mil eleitores entre transferências, alistamentos e alterações de dados cadastrais o que resultou no aumento do eleitorado de Santarém.
De acordo com art. 29, inciso II da Constituição Federal, municípios com mais de 200 mil eleitores poderão ter segundo turno nas eleições para prefeito. Ou seja, os eleitores santarenos têm a possibilidade de irem às urnas por mais de uma vez nestas Eleições caso nenhum dos candidatos atinja o mínimo de votos necessários para se eleger no primeiro turno.