TRE realiza audiência pública no município de Bonito
Na tarde desta sexta-feira (11), foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa) uma audiência pública que apresentou à população do município de Bonito, Região Salgado do Pará, todos os detalhes da ação de recadastramento biométrico do eleitorado local.
A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Bonito e foi presidida pelo Juiz Eleitoral Alan Meireles, acompanhado da Promotora eleitoral Melina Alves Barbosa, e contou com a presença do Presidente da Câmara, Nickerson Cavalcante dos Santos, do Chefe de Cartório da 72ª ZE, Antônio Ribeiro Burgos, e do servidor Leonardo de Lima Rego. A audiência foi aberta ao público.
A inclusão da biometria na identificação do eleitor é considerada a etapa final de modernização do Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica, agregando um valor substancial de segurança a todo o processo, já que coíbe qualquer tentativa de falsidade ideológica ou duplicidade.
A partir deste momento, Bonito passará a compor o rol dos 24 municípios paraenses que estarão aptos a votação biométrica nas eleições em 2018. Além disso, estará hábil para a recepção e emissão do novo modelo nacional de identidade civil unificado, o ICN. Hoje, o município possui 11. 831 eleitores.