Justiça Eleitoral do Pará promoverá sorteio de Zonas e Seções Eleitorais para a Votação Paralela
Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizará, neste sábado (29), às 9h, a cerimônia pública para sortear as Zonas Eleitorais e Seções de Votação, de Belém, da onde serão recolhidas duas urnas eletrônicas para a Votação Paralela, que ocorrerá no domingo (30). A Votação é um processo de auditoria com o objetivo de comprovar o funcionamento dos equipamentos, em condições normais de uso.
O sorteio será realizado, na Plenária “Desembargador Antônio Koury”, do TRE-PA, pela Comissão de Votação Paralela, composta: pelo Membro da Corte, Desembargador Roberto Gonçalves de Moura, Presidente da Comissão; pela Corregedoria Regional Eleitoral do Pará (CRE-PA); Secretaria Judiciária (SJ); Secretaria de Tecnologia da Informação (STI); e Secretaria de Controle Interno e Auditoria (SCIA), esta que organiza a Votação Paralela.
A Votação Paralela é realizada desde as Eleições 2002 e regulamentada pelo capitulo VII, da Resolução TSE 23.458/2015, que estabelece o quantitativo de urnas a serem sorteadas a partir do número de Seções Eleitorais da unidade federativa. Para o segundo turno, serão sorteadas duas urnas eletrônicas das 2.587 Seções Eleitorais de Belém.
“Após o sorteio, o Juiz Eleitoral é informado e servidores da Justiça Eleitoral são destacados para recolher essas urnas com o apoio de segurança da Polícia Federal.”, explica o Secretário de Controle Interno e Auditória, Evandro Ramos.
Após o sorteio, as urnas serão encaminhadas ao Hangar – Centro de Convenções da Amazônia onde será realizada a Votação Paralela, no mesmo período da votação normal, das 8h às 17h. Oito turmas de servidores farão o revezamento para a Votação, que será filmada e poderá ser acompanhada por representantes de partidos políticos, Ministério Público Eleitoral (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dentro outras instituições.