Justiça Eleitoral realiza sorteio para auditoria em urnas
Equipamentos de duas seções da capital serão testados durante a votação paralela
Foram sorteadas na manhã deste sábado(29), no Plenário do Prédio Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, as urnas que serão auditadas durante o processo de votação paralela no domingo(30).
A cerimônia foi presidida pelo Excelentíssimo Desembargador Roberto Gonçalves de Moura, Presidente da Comissão de Votação Paralela, assessorado pelos membros da Comissão.
Foram sorteadas duas seções eleitorais, aleatoriamente, cujas urnas serão recolhidas para auditagem. A primeira pertencente a 29ª Zona Eleitoral – Belém/Seção 90, no bairro do Guamá e a segunda da 95ª Zona Eleitoral – Belém/Seção 127, no bairro da pedreira.
"Este é um processo que garante a lisura do pleito e é realizado em âmbito nacional tanto no primeiro turno como no segundo. Ressaltando que em 100% dos casos já testados até agora as urnas estavam regulares" comentou Evandro Ramos, Secretário de Controle Interno e Auditoria do TRE.
Para viabilizar o sorteio, foi utilizado o Sistema de Apoio da Votação Paralela - SAVP, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Pará. O translado das urnas será realizado por servidores deste Tribunal e membros da Comissão de Votação Paralela e contará com o suporte da Polícia Federal até o HANGAR.
Estiveram presentes no evento o Desembargador Roberto Gonçalves de Moura, o representante do Ministério Público perante o TRE-Pa e Procurador da República, Bruno Araújo Soares Valente, o representante da Polícia Federal, Delegado André Almeida de Azevedo Ribeiro, os representantes da empresa de auditoria externa Cintra Auditoria de Sistemas Ltda, Érica Bandeira e Rodolfo Estefani e servidores designados para compor a Comissão de Votação Paralela.
"A votação paralela é um mecanismo a mais para dar transparência e mostrar pra sociedade que se trata de um sistema seguro e que a vontade manifestada na urna é a que vai estar refletida no resultado" finalizou o Procurador Bruno Valente.