TRE-PA promove reunião com órgãos de segurança para 2º turno das Eleições em Belém
Nesta sexta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) promoveu reunião com os órgãos de segurança com objetivo de debater estratégias para coibir crimes eleitorais bem como garantir a segurança no segundo turno das Eleições em Belém, que será realizado no dia 30 de outubro.
Em todo o estado, houve 32 ocorrências registradas no Sistema “Ocorre JE”, da Justiça Eleitoral, relacionadas a prisões de eleitores e candidatos, compra de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores, propaganda irregular. Além disso, a Polícia Civil atendeu a 156 ocorrências. E a expectativa para o segundo turno é coibir ainda mais essas práticas ilegais.
Os órgãos de segurança terão a mesma competência que tiveram no primeiro turno das Eleições. Será montada a Central de Monitoramento, do Centro Integrado Operações (Ciop), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Polícia Federal (PF) ficará responsável por flagrantes e Polícia Civil (PC) pelos Termos Circunstâncias de Ocorrências (TCO). Ainda serão definidas o efetivo de agentes de cada órgão de segurança que atuarão no dia da votação.
“Os órgãos de segurança tiveram uma boa atuação no primeiro turno. E no segundo, a ideia é intensificar a segurança, principalmente, nos locais de votação com maior número de leitores”, explica, Gerson Maia, Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, do TRE-PA.
Da Justiça Eleitoral do Pará participaram da reunião a Diretoria Geral (DG), Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (ASPEG), Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria de Tecnologia da Informação e Juízes Eleitorais das Zonas da capital. Dos órgãos de segurança estiveram na reunião representantes da: PF, PC, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Guarda Municipal.