Eleitor do Futuro recebe adolescentes que cumprem medida socioeducativa
Visita foi feita no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE)
Cerca de dez adolescentes com idade entre 12 e 15 anos, que cumprem medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), visitaram na manhã de ontem (9), o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCEJE). O encontro teve como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância de exercer a cidadania através do voto e conhecer o processo eleitoral brasileiro.
“Eu gostei muito de está aqui e acho importante aprender isso porque a gente pode cobrar dos políticos para que eles façam o bem para a comunidade”, declarou um adolescente de 13 anos, que é do município de Marabá. Ao ser questionado o que ele gostaria que houvesse na sua comunidade, o rapaz disse que “queria que a minha rua fosse asfaltada, houvesse projetos sociais, quadras de esporte para os adolescentes brincarem”, observou reflexivo o jovem.
Apesar de ainda não terem idade para tirarem o título de eleitor, os adolescentes receberam informações valiosas que os auxiliarão na participação social das políticas públicas junto aos governantes, direitos e deveres, atuação política e a formação cidadã dos jovens como sujeito de direitos.
O responsável pela Seção de Planejamento de Estudos Eleitoras do TRE, José Ribamar, revela “fico muito feliz em ter a presença desses jovens aqui, já que este espaço possibilita um momento de convivência. Mostrando que há pessoas dentro do poder público que se importam realmente com a formação deles e, para mim, é primordial esse momento porque dessa forma eles não só aprendem como poderão exercer a sua cidadania para que se tornem adultos responsáveis”, ressaltou Ribamar.
A atividade com os jovens da Fasepa fez parte do Programa Eleitor do Futuro, uma iniciativa nacional realizada pela Justiça Eleitoral que recebe crianças e jovens através de ações educativas voltadas à cidadania, ajudando a desenvolver desde cedo uma consciência política independente, ética e crítica. Existem dois modos de participar do Programa, agendando uma visita guiada ao Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE) ou solicitando a presença do TRE do Pará nas escolas e centros comunitários através do formulário online disponível no site da Justiça Eleitoral (www.tre-pa.jus.br), na aba Institucional > Escola Judiciária Eleitoral.
Além dessa ação realizada ontem estão previstas mais uma visita no dia (17) deste mês com as meninas do Centro Socioeducativo Feminino (Cesef) e o Centro de Atendimento de Semiliberdade Feminino (CASF).
Com informações Ascom Fasepa