Mais de 110 mil usuários já baixaram o e-Título
Novo aplicativo do TSE oferece mais uma possibilidade de identificação do eleitor
O aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, que possibilita aos eleitores acessarem uma via digital do título de eleitor por meio do smartphone ou tablet, já contabilizou mais de 110 mil usuários downloads.
Só aqui no estado do Pará, foram registrados quase 2 mil downloads da ferramenta. Um número que só tende a crescer diante do cenário de recadastramento biométrico e digitalização dos dados do eleitor.
A novidade partiu de uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e foi adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para acessar o documento digital, o eleitor deve baixar o aplicativo e-Título, disponível no Google Play e na App Store. E para utilizar o aplicativo, o eleitor deverá inserir o número do seu título eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento. O e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.
A versão digital do título traz novidades em relação ao título tradicional impresso. Para quem já fez o recadastramento biométrico, o e-Título traz a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação, capturada no instante da biometria junto com suas impressões digitais.
No entanto, mesmo os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico podem baixar o aplicativo para usá-lo no dia da eleição, desde que apresentem documento de identificação com foto.