Sistema AELIS que monitora as Eleições no Pará é referência para o Amazonas
O TRE do Pará leva tecnologia para implementar no Tribunal do Amazonas com o objetivo de otimizar o processo eleitoral no estado vizinho
Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará estão dando apoio ao TRE do Amazonas para implementar o Sistema AELIS (Acompanhamento das Eleições, Logística e Infraestrutura Sistematizados).
O Sistema AELIS foi desenvolvido em 2011 pela Seção de Desenvolvimento de Sistemas (SDS) do TRE-Pa com o objetivo de planejar e monitorar as eleições. “Através de números e gráficos, a gente consegue acompanhar em tempo real a situação de cada região do Pará. Assim podemos monitorar e se caso tiver algum problema, a tomada de decisão é imediata”, explica o chefe substituto da SDS, Alexandre Maradei.
Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-Pa, disse que o Sistema AELIS está cada vez mais avançado e é uma referência de tecnologia no processo eleitoral. “Graças ao AELIS, as eleições no Pará, desde 2011, sempre terminam antes de meia noite, com uma apuração limpa e sem atropelos. E a cada pleito temos sucessos diferentes”, ressalta o secretário de TI.
No mês de agosto, o estado do Amazonas vai realizar Eleição Suplementar para governador. E o Tribunal Eleitoral Amazonense já quer colocar em prática o Sistema AELIS para gerenciar e executar o pleito.