Site aponta Corte Eleitoral do Pará como maior em representatividade feminina no Brasil
O site de notícias EPD online destacou a Justiça Eleitoral do Pará como uma das campeãs em representatividade feminina dentro das Cortes Eleitorais do país. Junto com o pleno do Rio de Janeiro, o Pará possui cinco Magistradas compondo as cadeiras efetivas e substitutas do Tribunal.
O número de Magistradas do Regional Pará é maior até que o do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o qual possui apenas duas mulheres compondo o seu pleno. Um levantamento feito pela Escola Jurídica Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), afirma que a participação feminina nas cortes brasileiras é de 19,39% do total de Magistrados Eleitorais, algo abaixo do esperado levando em consideração que mulheres possuem maioria populacional.
A publicação ainda afirma que se considerado o número de desembargadores em Tribunais de Justiça, o Pará é o único com número de mulheres superior ao de homens. Sendo 14 mulheres, contra 11 homens, no total.
De acordo com o IBGE, 50% da população brasileira é mulher, porém, dados de dezembro de 2016 divulgados pela União Inter-Parlamentar mostram que o Brasil ocupa a 155ª posição, de um total de 193 países, no ranking de representação feminina no Legislativo. Aqui, as mulheres correspondem a somente 9,9% dos integrantes da Câmara dos Deputados e a 16% da formação do Senado Federal.
As mulheres que compõe a Corte Eleitoral do Pará são: Desa. Célia Regina de Lima Pinheiro (Presidente); Juíza Federal Lucyana Said Daibes Pereira(Membro Efetiva); Juíza Luzimara Costa Moura Carvalho(Membro Efetiva); Desa. Luzia Nadja Guimarães Nascimento(Membro Substituta) e Juíza Janaina de Carla dos Santos Calandrini Guimarães(Membro Substituta).
Para ler a publicação completa do EPD Online clique aqui.