TPS 2017: Teste Público de Segurança é realizado no TSE
Esta é a quarta edição do TPS
Na tarde de ontem, terça-feira (28) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou o primeiro dia do Teste Público de Segurança (TPS) 2017 do sistema eletrônico de votação.
O TPS 2017 conta com 16 investigadores, que são os profissionais que tentam invadir o sistema das urnas eletrônicas. Eles foram divididos em 10 cenários diferenciados com 12 planos de teste.
A Intensão é tentar achar à vulnerabilidade ou eventuais falhas no sistema das Urnas Eletrônicas. A intenção é verificar se existe a possibilidade de quebrar o sigilo do voto ou a possibilidade de alteração do resultado. Todos os cenários são voltados para uma possível alteração do resultado.
Durante o evento não houve relato de êxito dos planos de ataque aplicados pelos investigadores para testar as barreiras de segurança do sistema. Os participantes têm até amanhã, quinta-feira (30) para colocar em prática suas propostas e contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral.
Esta é a quarta edição do TPS, que, desde 2016, passou a ser obrigatório e disciplinado pela Resolução nº 23.444, aprovada pelo Plenário do TSE. A norma prevê que os testes devam ser realizados sempre no ano anterior à eleição para que eventuais falhas possam ser corrigidas nas urnas que serão utilizadas no pleito.
O teste de 2017 ocorre das 9h às 18h, e é aberto para todos os interessados em acompanhar os trabalhos, sem necessidade de inscrição prévia.