Fim do Recadastramento Biométrico Eleitoral
Foram 16 meses de Recadastramento Biométrico em Belém e o TRE do Pará conseguiu bater a meta com cerca de 80% do eleitorado quite com a Justiça Eleitoral

“Eu tenho um filho especial e nunca conseguia deixar ele com alguém para poder vir tirar meu título”, disse dona Margareth dos Reis, tentando se explicar por ter deixado para fazer o Recadastramento no último dia.
“Eu trabalho em Banco. E o horário do Banco é o mesmo da biometria. Então não conseguia sair cedo para fazer a minha regularização”, disse o João Costa que saiu do Posto da CDP depois das 20h.
E foram esses dois eleitores os últimos atendidos no Posto da CDP, na última sexta (23). Os desembargadores, Celia Regina e Roberto Moura, Presidente e Vice do Tribunal, entregaram os novos títulos. O TRE do Pará conseguiu bater a meta com cerca de 80% do eleitorado quite com a Justiça Eleitoral
A identificação pela impressão digital é utilizada pela Justiça Eleitoral desde 2010. O objetivo principal é proporcionar segurança ao eleitor na hora do voto, já que com a biometria não há possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro.
Nesta sexta-feira (23) foi o último dia de recadastramento biométrico em Belém e em outros 10 municípios do Pará (Inhangapi, Santa Maria do Pará, Alenquer, Curuá, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, Augusto Corrêa, Senador José Porfírio e Salinópolis).
Em Belém, município que concentra a maior parte do eleitorado do estado (1.093.131), foram montados 9 postos de atendimentos, sendo 6 por agendamento e 3 de demanda espontânea. Durante 16 meses de recadastramento biométrico, foram revisados 834.784 mil títulos eleitorais, o que corresponde a 80% do total do eleitorado. De acordo com Felipe Brito, Secretário de T.I do TRE do Pará, até agora além de Belém, também bateram a meta de 80% do recadastramento em Alenquer, Santa Maria, São Domingos do Capim, Salinópolis, Augusto Corrêa e Maracanã. "a cada município revisado o tribunal sempre trabalha com a meta de 80%, esperando também que haja uma renovação do eleitorado. Sobre Belém, conseguimos revisar 80% do eleitorado na capital e ainda ganhamos cerca de 10% novos eleitores."
Os 20% que deixaram de fazer o recadastramento biométrico (209.085 eleitores) terão o título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral. Porém terão uma segunda chance para regularizar a situação.
Histórico
O primeiro município a utilizar o sistema biométrico no Pará foi Capanema, localizado no nordeste paraense, nas Eleições de 2010. Já em 2014, nove municípios do estado já utilizavam a biometria. Em 2015, mais treze municípios entraram no processo de coleta de dados dos eleitores para a biometria. Assim, para às Eleições de 2016 o Pará contabilizou 23 municípios ou 25,35% da população com votação por identificação biométrica.
Para as Eleições de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará decidiu realizar a revisão biométrica em Belém e em mais 30 municípios do Pará. Para isso foi organizado uma força tarefa para atender este eleitorado com eficiência.
Assim, o TRE do Pará conseguiu atingir um total de 54 municípios que vão realizar o Pleito através do sistema biométrico. “Este é resultado de um esforço conjunto. Toda a equipe do Tribunal está empenhada para atender a sociedade da melhor forma possível. O TSE determinou que o Pará fizesse o recadastramento biométrico em apenas 4 municípios e nós estamos entregando 31. Isso é muito satisfatório. E revela que com uma gestão participativa é possível realizar grandes conquistas”, declara a Presidente do TRE do Pará.
- Afuá,
- Bragança,
- Bonito,
- Tracuateua,
- Parauapebas,
- Canaã dos Carajás,
- Santarém,
- Mojuí dos Campos,
- Belterra,
- Marituba,
- Ponta de Pedras,
- Primavera,
- São João de Pirabas,
- Quatipuru,
- Capanema,
- Ananindeua,
- Peixe boi,
- Paragominas,
- Curuçá,
- Terra Alta,
- Barcarena,
- Castanhal
- Capitão Poço
- Belém
- Santa Maria das Barreiras
- Conceição do Araguaia
- Floresta do Araguaia
- Alenquer
- Curuá
- Inhangapi
- Brasil Novo
- Vitória do Xingu
- Maracanã
- Marapanim
- Santa Bárbara do Pará
- São Domingos do Capim
- Santa Maria do Pará
- Augusto Corrêa
- Senador José Porfírio
- Salinópolis
- Santarém Novo
- Bannach
- Abel Figueiredo
- Acará
- Água Azul do Norte
- Bom Jesus do Tocantins
- Brejo Grande do Araguaia
- Chaves
- Cumarú do Norte
- Nova Ipixuna
- Nova Timboteua
- Palestina do Pará
- São João da Ponta
- Sapucaia
Todos esses municípios somam quase 3 milhões de eleitores, correspondente a 52% do eleitorado paraense (5.595.023 eleitores no estado) que está apto a votar com o sistema de identificação biométrica.
Revisão Eleitoral
O calendário eleitoral assinala que o eleitor tem até 151 dias antes da eleição para a regularização de sua situação eleitoral. Assim, os eleitores que desejam fazer transferências e atualizações cadastrais, e ainda os jovens que precisam fazer o alistamento (retirada do 1º título), serão atendidos até o dia 9 de maio.
Neste mesmo período, os eleitores que tiveram o título cancelado também poderão buscar os Postos de Atendimento do TRE do Pará.
Em Belém, os 9 Postos vão continuar com o atendimento agendado e por ordem de chegada, assim como era no período de Recadastramento Biométrico.