Presidente do TRE recebe representantes de Santa Maria das Barreiras
Presidente do TRE recebe representantes de Santa Maria das Barreiras
Uma comissão de representantes do município de Santa Maria das Barreiras esteve reunida com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Roberto Moura, na manhã da terça-feira (13) para tratar sobre suporte eleitoral para as próxima eleições. Participaram da reunião os vereadores Carlos Amâncio e Antônio Miranda Neto e, os líderes comunitários Emivaldo Amâncio e Ailton dos Santos.
Na oportunidade, o líder comunitário Emivaldo falou sobre as dificuldades geográficas dos moradores e pediu ao desembargador um suporte para a realização de novo recadastramento biométrico. “Devido à distância, a 200 quilômetros da zona eleitoral, muitas pessoas acabaram não comparecendo para fazer seu recadastramento biométrico, por isso viemos pedir um reforço ao desembargador no sentido de levar a estrutura para mais próximo das pessoas. Ficamos extremamente satisfeitos com a receptividade com que ele nos recebeu e tratou as nossas dificuldades”, avaliou o representante da comissão.
Santa Maria das Barreiras é classificada como Zona Eleitoral de número 24. O recadastramentro biométrico obrigatório já foi realizado na localidade, contudo, o presidente informou que será providenciado novo estudo de viabilidade, para possível montagem de nova estrutura de recadastramento, de acordo com necessidades especificadas pelos representantes. Localizada no Sul do Pará, o município possui mais de 20mil habitantes.
A terceira e última etapa de revisão biométrica teve início em 27 de junho e segue até final de novembro. A terceira fase está sendo realizada em 29 municípios paraenses, os últimos a passarem pelo processo. Concluída a última etapa, prevista para finalizar no dia 22 de novembro deste ano, o TRE será o primeiro Tribunal de porte médio a concluir a biometria em 100% dos municípios sob sua jurisdição.
Dessa forma, as eleições de 2020 no Pará serão as primeiras integralmente realizadas com o uso do recurso biométrico para identificação dos eleitores, ampliando ainda mais o nível de segurança das eleições.