Alunos de escola privada participam do programa Eleitor do Futuro
A votação foi para eleger o responsável pelo Clube da Leitura do Centro de Educação Montessoriana do Pará.

A votação foi entre as chapas Sabedoria, Conhecimento e Cultura. Elas concorreram ao cargo de representantes do Clube da Leitura do Centro de Educação Montessoriana do Pará (CEMP). Cada chapa é composta por 12 alunos que serão responsáveis pela Biblioteca da escola nos aspectos culturais, organizacional e financeiro. Este é o terceiro ano que o CEMP realiza essa ação e conta com a parceria Tribunal Regional Eleitoral do Pará por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
"Nosso objetivo é trabalhar a conscientização cidadã desde cedo, e despertar nas crianças, a importância de saber escolher os seus representantes", disse Clivia Raiol, bibliotecária do CEMP.
E é na hora da votação, que a Escola Judiciária Eleitoral, através do Programa Eleitor do Futuro, entra em ação. Os técnicos do TRE do Pará conversam, previamente, com os alunos, falam sobre a importância do voto consciente, do papel que cada um deve ter diante do processo de votação e como utilizar uma urna eletrônica. Já o segundo passo, é colocar em prática o que foi ensinado exercendo o direito ao voto.
"Quero que minha chapa ganhe porque quero ajudar na organização dos livros na biblioteca", disse Álvaro Oliveira, de 9 anos. E o amigo, Daniel Campos disse que o Álvaro, apesar de ser seu amigo, tem as melhores propostas para a biblioteca. "Eu acho o Álvaro um cara organizado. Eu sei que ele vai ajudar na muito na biblioteca", destacou Daniel.
No total, 291 alunos, das turmas do 2° ao 5° ano, usaram as cabinas de votação para escolher a melhor chapa. A estudante Flávia Mendes, de 9 anos, que faz parte de uma chapa disse que ficou muito feliz em ser escolhida pelos amigos para representar a turma. "Eu espero ganhar porque eu quero ajudar muito a tia Clívia aqui na biblioteca".
Para poder computar os votos de todas as 17 turmas, a votação foi realizada em três dias e encerrou nesta quinta-feira, 28. Muito aguardado por todos, o resultado foi anunciado no final da tarde, nomeando a chapa Cultura, eleita pelos alunos com 89 votos, assumirá o comando da biblioteca pelo turno da manhã. Já no turno da tarde, o trabalho será desenvolvido pela chapa Conhecimento, que recebeu 26 votos.
“Nós procuramos atender da melhor forma possível as atividades escolares. Pois sabemos que este público é quem terá a missão de fazer parte do processo político democrático do país. Já fizemos eleições de representante de turma, de grêmios e agora clube da leitura”, disse Ribamar França, um dos coordenadores do Projeto Eleitor do Futuro.
Programa
O Programa Eleitor do Futuro desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Pará, tem como missão desenvolver o senso crítico de crianças, jovens e adultos, quanto ao papel que cada cidadão tem diante do processo eleitoral.
Só em 2018, o Programa realizou 79 ações em todo o Pará e atendendo mais de 13 mil crianças e adolescentes.