Presidentes dos regionais se reúnem Para o COPTREL, no Mato Grosso

O 75º COPTREL, realizado no município de Poconé, em Mato Grosso, traz como tema a “Jurisdição Eleitoral no Século XXI”

TRE-PA ABERTURA COPTREL MT

 

Entre os dias 28 e 30 deste mês acontece o 75º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, ocasião em que presidentes dos TREs de todo o país vão debater assuntos de interesse da Justiça Eleitoral, bem como elaborar um conjunto de ações que resultem no fortalecimento da Instituição como garantidora da democracia. Este ano, o Encontro é sediado pelo TRE de Mato Grosso e acontecerá nas dependências do Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé/MT. Como tema “A Jurisdição Eleitoral no Século XXI”.

Na noite de quinta-feira (28), durante a cerimônia de abertura do 75º Coptrel, foram entregues ‘Medalhas do mérito eleitoral ministro Ayres Britto’ às autoridades como reconhecimento a dedicação à Justiça Eleitoral e valiosos serviços consignados.

O Presidente do TRE do Pará, Desembargador Roberto Moura; o Diretor Geral, Osmar Frota; o Secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito; o Secretário de Finanças e Orçamento, Ricardo Serruya; e o Coordenador da Assessoria de Comunicação, Faustino Castro, são os representantes do regional no evento.

Durante o COPTREL, assessores de comunicação realizam reuniões e capacitação com o intuito de aprimorar a base comunicacional da instituição. Desta vez será ministrado o Workshop “Planejamento Estratégico de Comunicação: com ele há gestão e crescimento” pela mestre e consultora, Ana Paula Megiolaro. Os assessores de imprensa também assistirão a palestra “Fake News: reação e fortalecimento da informação” que terá como palestrante o Doutor em Direito Constitucional, Diogo Rais.

Hoje, 29, os presidentes das Regionais debaterão sobre os seguintes temas: requisição ordinária e extraordinária de servidores; novo selo Justiça em Números; alinhamento da tabela processual do PJE á tabele processual unificada do CNJ; projeto de controle social “Eu Fiscal”; projeto de inserção da disciplina Direito Eleitoral na matriz curricular dos cursos de direito no Brasil; e estrutura e projetos da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais.

 As reuniões seguem até o dia 30/03 quando serão abordados os seguintes assuntos: processos criminais da Justiça Federal Conexos a crimes eleitorais; desburocratização no atendimento ao eleitor; Por-CRE, whatsapp, alimentação de mesários e discussão sobre o enfrentamento da Federalização da Justiça Eleitoral pretendida pela AJUFE.

 Paralelo a reunião dos presidentes acontecerá a reunião dos diretores gerais e assessores de imprensa de todos os TREs. Entre os assuntos que serão abordados pelos diretores gerais estão: diretrizes eleição dos conselhos tutelares; aplicabilidade do § 3º e § 4º do art. 5º, Cap. III da Resolução CNJ 207/2015, na Justiça Eleitoral;  reavaliação da definição do PorJe – Extração de dados PJE / Justiça em Números; alteração da Resolução TSE nº 23.553 que trata da Prestação de Contas dos Diretórios Municipais; e tabelas processuais unificadas com proposição de parceria entre TSE e CNJ para disponibilização pelo CNJ EAD a ser hospedado no site do TSE.

 

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor
Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148

Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha
Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais
Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido