Comissão do TRE finaliza preparativos para a cerimônia de Diplomação dos Eleitos
A novidade será a emissão dos Diplomas pelo Sistema de Emissão Eletrônica de Diplomas (SISDIP)
Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, uma cerimônia virtual marcará a Diplomação dos Eleitos na capital paraense. O evento será presidido pelo juiz João Lourenço, titular da ZE 98, e presidente da Junta Totalizadora de Belém.
A chefe de Gabinete da Presidência do TRE Pará, Ingrid Agrassar, explica que em abril foi criada uma Comissão de Diplomação e que, juntamente com a Secretaria de Tecnologia de Informação e o juiz João Lourenço, vem realizando diversas reuniões. “A cerimônia vai ser realizada de maneira virtual, nesta sexta-feira, às 9h30, com transmissão simultânea no canal oficial do TRE Pará, via plataforma Youtube”, pontua.
Ingrid Agrassar destaca o trabalho moderno da Justiça Eleitoral do Pará, que tem como propósito a observação de padrões de segurança, transparência, e no processo de diplomação não poderia ser diferente. “Realmente é uma inovação muito grande e um orgulho para todos nós a questão da apresentação do SISDIP, que é o sistema de emissão eletrônica de Diplomas, por meio do qual o eleito poderá ter acesso ao seu diploma através do portal da Justiça Eleitoral do Pará, de uma forma bem simples, criando um login e uma senha, a partir dos dados pessoais”, comemora.
SISDIP - O Sistema de Emissão Eletrônica de Diplomas abriga dois módulos, um Interno (Módulo Zona Eleitoral) – para utilização do Cartório – e outro Externo (Portal do Eleito), que deverá ser acessado diretamente pelos Eleitos, no Portal da Justiça Eleitoral do Pará (menu Eleições > Diplomação dos Eleitos ), mediante criação de senha própria, para download do Diploma, no formato PDF.
Foram disponibilizados Guias Rápidos para acesso, idealizados pela STI e validados pela Comissão de Diplomação, com o objetivo de promover o manuseio ágil e intuitivo. O SISDIP é uma ferramenta moderna, que permitirá acesso direto pelo Eleito ao Diploma, a qualquer tempo e com capacidade de gerar quantas vias desejar, podendo, inclusive, ser armazenado no próprio celular do diplomado, considerando-se tratar de um arquivo em PDF.
Todas as informações do SISDIP são baseadas no Sistema de Candidaturas – CAND, do Tribunal Superior Eleitoral.