Técnicos de Transmissão de dados participam de treinamento em Belém, Santarém e Marabá
No total mais de 400 técnicos de satélite recebem capacitação para atuarem nas Eleições 2020
Jefferson Costa é técnico de transmissão de dados via satélite e atua na cidade de Oeiras do Pará e, para atuar nas eleições municipais deste ano, participou do treinamento promovido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE Pará. “Eu sempre contribuo com a Justiça Eleitoral, desde 2010, e participar deste momento é uma forma de estar participando neste ato democrático, que é a Eleição, dando andamento para que tudo funcione de uma forma rápida, para que a eleição termine o mais rápido possível”, comemora.
Ele lembra que, em um dos pontos no qual atua, que é na zona rural do município, a distância da sede chega a ficar seis horas de barco.
Mesmo com a questão da pandemia, os técnicos acreditam que será um pleito tranquilo, como destaca Bruna Alves, escalada para atuar na cidade de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó. “Este treinamento é fundamental para um bom andamento do nosso trabalho. Precisamos agregar o que recebemos aqui com os nossos conhecimentos técnicos”, pontua.
Treinamento- Mais de 445 técnicos que atuarão na área de Tecnologia da Informação na transmissão satelital em locais mais distantes do nosso Estado, participam de uma capacitação que aborda os testes de urnas, sistema de apuração e plano de contingência, tudo para garantir a transmissão do resultado das Eleições 2020.
Até sexta-feira, 23 de outubro, os técnicos que atuarão na Região Metropolitana de Belém, Marajó, Nordeste e Baixo Tocantins participaram de uma extensa programação de capacitação, realizada no Hotel Beira Rio, em Belém. Na semana de 26 a 30 de outubro a programação será realizada nas cidades de Marabá e Santarém, reunindo aproximadamente mais de 220 técnicos.
O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará, Felipe Brito, garante que o momento mais aguardado pelos participantes é quando todos vão testar a transmissão de dados. “Ela precisa ser feita em um lugar que tenha possibilidade de apontar para o céu, este ponto é noroeste do pôr do sol. E esta prática é construída em uma área externa", explica
O TRE do Pará é o segundo regional do país em contratação de técnicos de apoio as eleições. Uma das atividades dos profissionais de TI é fazer com que a votação ocorra normalmente e fazendo que a votação eletrônica não tenha nenhum tipo de interrupção.
"Os técnicos de satélite são os responsáveis pela transmissão de resultados. Esses técnicos de 451 lugares fazem a transmissão de um modem satelital de qualquer localidade, do meio de uma região de garimpo ou ribeirinha, conseguem transmitir em tempo real apenas apontando para o satélite", explica o secretário de Tecnologia da Informação do TRE Pará, Felipe Brito.