Urnas eletrônicas de Belém e RMB começam a ser preparadas para as eleições
Em torno de 500 urnas estão sendo preparadas diariamente no depósito de urnas
Começou hoje, 30 de outubro, a cerimônia de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas seções localizadas nas seções localizadas em Belém e região metropolitana. Esse é o momento em que o equipamento eletrônico recebe o sistema da urna eletrônica, onde são inseridos os dados dos eleitores e dos candidatos que disputam nas Eleições 2020.
O chefe do Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas do TRE Pará, Ricardo Vieira, informa que, diariamente, até o dia 07 de novembro, serão preparadas em torno de 500 urnas. “A cerimônia começou hoje, com 28ª e 96ª Zonas Eleitorais de Belém. As Zonas realizam a geração de mídias com os dados dos Eleitores e candidatos, e depois participam deste momento aqui no depósito onde ficam armazenadas as urnas de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides”, conta.
Em relação ao quantitativo do equipamento para as Eleições Municipais, serão utilizadas cerca de quatro mil urnas eletrônicas na Região Metropolitana de Belém.
Ricardo Vieira acrescenta que, após esse cronograma, as urnas ficam preparadas e separadas, de acordo com a logística das Eleições. “Estamos seguindo o calendário do TRE, tudo está saindo como foi previsto. Após a preparação, a segunda etapa é a distribuição das urnas para os locais de votação, porém isso é realizado na semana que antecede o pleito”, detalha.
Neste fim de semana os servidores das Zonas Eleitorais de Belém e Icoaraci participam da cerimônia de preparação das urnas. “Hoje, no primeiro dia, foi excelente o trabalho, cumprimos todos os protocolos de segurança, com a participação de um público de 70 pessoas”, finaliza o chefe do Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas.
Interior – Na semana de 03 a 07 de novembro estão programadas as cerimônias de preparação das urnas nas Zonas e cartórios eleitorais localizados nos municípios paraenses.