Luzia Nadja Guimarães Nascimento é empossada oficialmente como Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará
A cerimônia contou com a presença do Governador do Pará e autoridades do judiciário paraense
Os desembargadores Luzia Nadja Guimarães e Leonam Cruz foram empossados respectivamente como: Presidente, Vice-presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará para o biênio 2021 a 2022. A cerimônia de posse dos novos dirigentes foi realizada na noite desta sexta-feira, 22, no plenário da sede do TRE do Pará para convidados e com transmissão ao vivo pelo canal oficial do youtube do Tribunal.
Antes da cerimônia iniciar a desembargadora Luzia Nadja Guimarães recebeu a imprensa e declarou que estava muito feliz em ser mais uma mulher à frente do judiciário. “Eu diria que uma coincidência que existe hoje é que serão cinco mulheres exercendo a Presidência de Tribunais no Estado do Pará. E nós já nos reunimos e vamos realizar ações conjuntas, como mulheres, mas principalmente, pensando nos novos paradigmas da gestão pública. É importante nós falarmos sobre isso, sabermos que os tempos são outros. E esses tempos exigem do gestor público uma postura diferenciada, no sentido de que as decisões de hoje possam resultar em avanços no futuro”.
Os Tribunais de Justiça do Pará, de Contas do Município, de Contas do Estado e o Tribunal Regional do Trabalho serão presididos por mulheres no biênio 2021/2022.
A desembargadora Luzia Nadja afirmou que é uma honra assumir o Tribunal Regional Eleitoral do Pará e destacou a situação de saúde pública que estamos vivendo devido à pandemia. “Como uma das minhas primeiras medidas, iremos criar um Comitê Técnico de Saúde Pública que terá contato direto com a Secretaria de Saúde Estadual e que, semanalmente, irá me dizer como está a situação dos municípios para que possamos adotar as medidas administrativas a fim de garantir a saúde do ao eleitor e dos servidores”, afirmou.
Ao ser questionada sobre os preparativos para as Eleições Gerais de 2022, a desembargadora ressaltou que o planejamento é sempre feito com antecedência para garantir “uma eleição de paz e transparência necessária para que nosso eleitor tenha conhecimento de forma simples e direta da segurança da nossa urna eletrônica.
Cerimônia – Durante a solenidade da posse foi formada o pleno que contou com a presenças dos juízes Diogo Seixas Condurú, Rosa de Fátima Navegantes, Luzimara Moura, Sérgio Volney Guedes e Marcos Alan de Melo Gomes; além do Procurador Regional Eleitoral, Felipe Moura Palha.
O presidente do TRE Pará, desembargador Roberto Moura, fez o agradecimento a todos durante sua gestão e destacou os compromissos consolidados como: o fim do processo de biometria em todo o Estado; a instalação do processo judicial eletrônico em todos os cartórios eleitorais e a realização de um pleito municipal diante de uma pandemia. “Agradeço a toda a minha equipe e todos os servidores deste Regional pelo empenho e dedicação”.
Após o discurso, foi realizado o rito de posse dos novos dirigentes. Em seguida, foi feita a declaração de investidura e transmitido o colar com as insígnias da Corte Eleitoral, símbolo máximo do exercício da presidência. Em seguida, a nova presidente do TRE Pará, Luzia Nadja Guimarães empossou como membro efetivo e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Leonam Gondim da Cruz Júnior.
A juíza de direito, Luzimara Moura, saudou em nome da Corte a nova Presidente do TRE Pará e afirmou estar muito feliz em participar deste momento no Tribunal. “É uma honra e alegria ser a escolhida para em nome da corte desejar as boas-vindas à nova gestão. Reconhecer a árdua tarefa do desembargador Roberto Moura que esteve no comando de uma eleição singular realizada durante a pandemia. Sintam-se acolhidos e sejam muito bem-vindos”, disse.
A juíza destacou a competência e a força de vontade da desembargadora Luzia Nadja. “Desembargador Leonam Cruz lhe vejo como muita luz, um homem iluminado e competente. Tenho certeza que as competências de vossas excelências vão engrandecer ainda mais este Tribunal”, finalizou.
Durante a cerimônia o presidente da OAB Pará, Sérgio Pinheiro, e o Procurador Regional Eleitoral, Felipe Moura Palha, também se pronunciaram oficialmente.
Em seu discurso oficial como a Presidente do TRE Pará, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães destacou a sua história de vida, lembrando do pai topógrafo e da mãe, técnica em contabilidade, que lhe deram condições de estudar. Também agradeceu ao marido Manoel Santino, corregedor-geral do Ministério Público do Estado, e aos filhos Manuela e Pedro pela compreensão e carinho.
Ela também destacou o início da carreira, como advogada, a passagem pelo Ministério Público do Estado, onde atuou no interior do Pará, até chegar à presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, no biênio 2013 a 2015.
A Presidente declarou-se apaixonada pela gestão pública e citou os eixos temáticos do seu programa de gestão à frente do TRE Pará, como: serviços ao cidadão, gestão de pessoas, cooperação entre entes públicos e privados. “Com objetivo de ir além dos serviços rotineiramente prestados aos jurisdicionados, projetos neste programa contemplam a ampliação dos serviços digitais oferecidos pelo tribunal, focando na automação e na qualidade do atendimento customizado e conectado”, finalizou.