TRE inaugura o Acervo Digital do 1º Grau da Justiça Eleitoral
O lançamento ocorreu em Salinópolis, onde a presidente encerrou o ciclo de visitas aos municípios do nordeste do estado.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, lançou nesta sexta-feira, 14, o acervo digitalizado no Primeiro Grau no Cartório Eleitoral em Salinópolis, município do nordeste do estado.
“Já existia um projeto, o ‘Juiz 100 por cento digital’. E agora, nós damos início à migração dos processos para o digital, aqui em Salinas. Em breve, os processos de papel não existirão mais na Justiça Eleitoral do Pará, tudo será digital. Agradeço a equipe do TRE e todos que se empenharam para a realização deste trabalho”, destacou a presidente.
A desembargadora estava acompanhada do diretor geral do TRE, Felipe Brito, e da chefe de gabinete, Patrícia Saboya. O juiz e promotor eleitoral, os chefes de cartório e servidores participaram do evento.
Visitas – Durante esta semana a equipe da Justiça Eleitoral do Pará visitou cinco municípios da região nordeste: Nova Timboteua, Capanema, Augusto Corrêa, Bragança e Salinópolis. A agenda de visitas institucionais e reuniões com prefeitos, presidentes das Câmaras Municipais, juízes eleitorais e chefes de cartório eleitoral integram o projeto “Pará Eleitoral” que tem o objetivo de aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral da população do interior do estado e de tratar de diversos assuntos, entre eles os preparativos para as eleições 2022.
Corregedoria – O vice-presidente do TRE Pará, desembargador Leonam Cruz Júnior, corregedor eleitoral, participou da visita à Salinópolis. Na ocasião, o desembargador reafirmou a importância da ação “Respeite Meu Nome” que incentiva a inclusão do nome social no título de eleitor. A ação do TRE, implantada por meio da Corregedoria, tem como base a Resolução 23.562/2018 do TSE que trata do direito assegurado aos transgêneros e travestis de utilização do nome social no título de eleitor.