“Vota, família! Cidadania e acessibilidade”
Promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (NSA), o projeto foi lançado na quarta-feira (22).
Com o objetivo de promover a acessibilidade no dia da votação, o Núcleo de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão (NSA) do TRE do Pará promoveu na manhã da quarta-feira, dia 22, na sede da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD), o lançamento do projeto “Vota, família! Cidadania e acessibilidade”.
“Nós idealizamos esse projeto juntamente com a APPD no intuito de facilitar o acesso das pessoas com deficiência às ferramentas que a Justiça Eleitoral dispõe para exercício do voto, além de conscientizar sobre a necessidade da participação da família nesse processo eleitoral”, disse a chefe do NSA, Kariny Franco.
A presidente do TRE Pará, desembargadora Luiza Nadja Guimarães Nascimento, participou por videoconferência do evento e destacou a inclusão como uma das prioridades da sua gestão à frente do Regional.
“Logo que assumi a presidência do TRE Pará, pensei em procurar o Amaury, presidente da APPD, para que pudéssemos desenvolver alguma atividade em conjunto e oferecer acessibilidade aos deficientes, o que resultou em ações como a de hoje”, revelou.
Presencialmente, participaram a chefe do NSA, Kariny Franco; o presidente da APPD, Amaury de Sousa Filho; a presidente de honra, Regina Barata e a chefe de cartório da 76ª Zona Eleitoral, Karla Costa.
Para a associação, a parceria com o TRE do Pará veio em momento oportuno, já que a questão dos direitos constitucionais da pessoa deficiente está sempre em pauta. “É importantíssimo ter essa parceria que vem para dar mais apoio às pessoas com deficiência, cuja a dificuldade de acesso ao local de votação é uma realidade. O voto é um direito nosso e, com esse projeto, temos a oportunidade de escolher um espaço mais acessível, um lugar que nos dê condições de exercer a nossa função enquanto cidadão brasileiro”, afirmou o presidente da APPD, Amaury de Sousa Filho.
Na ocasião, foram realizados atendimentos às eleitoras e eleitores, exposição da urna eletrônica e votação simulada para quem quisesse tirar dúvidas ou ter o primeiro contato com o aparelho utilizado no dia da eleição.
Thaís Belém / Ascom TRE do Pará.