Programação marca reabertura do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará
Na sexta-feira, 24, haverá lançamento de livro e exposição artística.
O Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE) reabre ao público seguindo os protocolos de segurança sanitária, como uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, para receber a 15ª Primavera dos Museus e convida para o lançamento oficial da programação na sexta-feira, 24, a partir das 10h30, de maneira presencial e com transmissão ao vivo pelo canal do TRE do Pará, no YouTube.
A abertura será feita pela presidente do Regional, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, na galeria do Centro Cultural.
Na ocasião, será lançado o livro “Peripécias”, de Alessandro Severino. O autor é servidor da Justiça Eleitoral e desempenha atividades de analista judiciário na Secretaria Judiciária (SJ) do Regional.
A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE/PA), Elaine Santana Machado, falou sobre a expectativa do evento. “É com muita alegria que, depois de um ano e meio, o Centro Cultural reabre ao público com o lançamento do livro de nosso servidor e com a exposição que fazia parte do edital do ano de 2019 mas, por conta da pandemia, não pôde ser realizada. O grupo gestor do CCJE conta com a presença de todas (os) presencialmente ou pela transmissão online”, declarou.
:: Acompanhe online, no canal do TRE no YouTube .
Exposição
De 24 de setembro a 28 de outubro, o público poderá visitar a exposição “Crescentiacujete - cuieira, passado e presente”, de Francelino Mesquita.
O espaço irá funcionar de segunda a sexta, das 9h às 13h.
O Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará fica localizado na Rua João Diogo, 254, ao lado do edifício sede do TRE, no bairro da Campina, em Belém (PA).
Oficinas
Nos dias 23, 29 e 30 haverá oficina sobre cinema (pela manhã) e de fotografia com smartphones (manhã e tarde). Para participar é preciso se inscrever preenchendo formulário online, disponível aqui.
Primavera dos Museus
No dia 22 de setembro, começa oficialmente a primavera no hemisfério Sul, estação que representa o florescimento do que foi plantado e cuidado, o começo de um novo ciclo. Também para o mundo das artes, trata-se de um momento de recomeço.
Todos os anos, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) faz alusão a esse período com a promoção da "Primavera dos Museus". Neste ano de 2021, não à toa, o tema da 15ª edição, realizada de 20 a 26 de setembro, é “Museus: Perdas e Recomeços”, em referência ao período de mais de um ano e meio que os espaços ficaram fechados.
Programação:
24 de setembro | 10h30
Lançamento do livro “Peripécias”, de Alessandro Severino e a abertura da “Primavera dos Museus 2021”.
24 de setembro a 28 de outubro | 9h às 13h
Exposição “Crescentiacujete - cuieira, passado e presente”, de Franceino Mesquita.
Oficinas
- Uma conversa sobre cinema.
23, 29 e 30/09/2021 - 10h às 11h30
Facilitador: Afonso Galindo
- Fotografia com smartphones, técnicas, composição e aplicativos.
Turma 01 – manhã
23, 29 e 30/09/2021 - 10h às 11h30
Facilitador: Faustino Castro
Turma 02 – tarde
23, 29 e 30/09/2021 – 15h às 16h30
Facilitador: Faustino Castro
Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.