Representantes de cartórios eleitorais reafirmam compromisso com Conselho Nacional de Justiça
A reunião foi convocada pela Seção de Procedimentos Judiciários (SOPJ) e tratou ainda da atualização do glossário de metas.
Nesta quarta e quinta-feira, dias 29 e 30, cerca de 60 juízes, juízas e chefes de cartórios de zonas eleitorais do Pará realizaram encontros de maneira híbrida (presencial e virtual) para falar da importância do cumprimento das metas nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A reunião foi convocada pela Seção de Procedimentos Judiciários (SOPJ) e tratou ainda da atualização do glossário de metas, de acordo com a última versão aprovada pelo CNJ, no dia 6 de setembro. Na oportunidade, houve um avanço na troca de informações individualizadas de cada zona eleitoral.
Nos dias que antecederam a convergência, a SOPJ encaminhou, por e-mail, um relatório individualizado para cada zona eleitoral, contendo o grau de cumprimento das metas 1, 2 e 4, bem como a quantidade de processos que cada zona ainda precisa julgar para cumprí-las.
Outro importante momento foi a interface das informações encontradas no Portal da Transparência e os acervos reais das zonas eleitorais, em relação a processos de candidatos não eleitos. Com a atualização dos dados, a SOPJ ajustou informações, o que fez com que o percentual de cumprimento da meta 4, referente ao primeiro grau de jurisdição, subisse 5%.
Ana Paula Bezerra, com informações da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE).