Alunos da Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE) participam de primeira aula presencial do ano
Estudantes puderam acompanhar as explicações sobre quais são os primeiros passos relacionados à comunicação que candidatos eleitos devem seguir.
Um clima de “volta às aulas” tomou conta dos alunos da Turma II do projeto “Escola de Formação Política”, durante a primeira aula presencial do grupo, na noite de ontem (28), na sede do Tribunal. O curso, que prevê aulas presenciais e online, é desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), por meio da Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE), com o objetivo de formar cidadãos conscientes sobre a importância da política para formação de cidadãos plenos e, desde 2021, oferta vagas para interessados em conhecer um pouco mais sobre o assunto.
O tema abordado foi “Ganhei as Eleições, e agora?”, com o professor e profissional de comunicação Glauco Lima. A aula também foi disponibilizada no formato online pelo canal do Tribunal no YouTube.
Os alunos foram recebidos pela coordenadora da EJE, Elaine Santana que falou da importância do projeto para o Tribunal. “É uma felicidade estarmos aqui nessa primeira aula presencial desse projeto que é muito caro para todos nós aqui do TRE do Pará e, especialmente, para a presidente do Tribunal, a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento”, iniciou ela, destacando que alunos de vários municípios do Pará estavam presentes em sala e acompanhando a aula de forma online também.
O professor iniciou a aula saudando os estudantes e destacando dentro do tema que o Brasil tem procurado aperfeiçoar o seu processo eleitoral ao longo dos anos. “Por isso é tão importante estarmos aqui, dentro dessa casa eleitoral, contribuindo para o fortalecimento das ideias sobre a democracia que estão em debate no mundo todo”, ressaltou.
Com relação à construção de um projeto de comunicação após vencer uma eleição, conforme o tema, o profissional reforçou o quando esse setor tem crescido. “Não dá para imaginar manter um mandato sem diálogo com os vários setores, prova disso que a comunicação está ligada diretamente ao gabinete e isso é uma questão estratégica”, informou.
O professor abordou ainda conceitos fundamentais dentro do aspecto político, como “governança” e “governabilidade”, abrindo espaço para a participação dos alunos por meio de perguntas e discussões sobre os assuntos.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará