Parceria entre TRE do Pará e TRE do Amapá leva atendimento a jovens em Monte Dourado e Laranjal do Jari
Entre os serviços disponibilizados estão a emissão de primeiro e segunda via do título de eleitor, regularização e transferência, além de ações do Programa Nacional Eleitor do Futuro e “Te Liga, Jovem!”.
Uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) e o TRE do Amapá (TRE do AP) e suas respectivas Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) levou atendimentos da Justiça Eleitoral a jovens do distrito de Monte Dourado, município de Almeirim, no Baixo Amazonas, no Pará, e Laranjal do Jari, na região sul do Amapá. Batizada de “Justiça Eleitoral em Fronteiras”, abrange o Programa Nacional Eleitor do Futuro - conjunto de ações e atividades de educação cidadã, levando em conta questões ligadas à democracia, política, cidadania e a importância do voto livre e consciente –; ações do Programa Te Liga Jovem e serviços itinerantes, como emissão de primeiro e segunda via do título de eleitor, regularização, transferência e outros.
A presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, e o presidente do TRE do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro, acompanharam as programações. Para a presidente do Regional paraense, esse trabalho em conjunto foi essencial para levar o atendimento às duas localidades. “Essa parceria mostra como a Justiça Eleitoral é uma justiça cidadã, empenhada em levar a real democracia a todo a população”, destacou. Ela reforçou ainda a importância da inclusão dos jovens nessa programação. “Trouxemos as ações do Programa Nacional Eleitor do Futuro, assim como do Te Liga Jovem, com as orientações sobre a importância do voto para essa eleitora, esse eleitor jovem, que vai votar pela primeira vez neste ou nos próximos anos”, disse.
Já o desembargador do TRE do Amapá afirmou que a parceria é um momento histórico na Justiça Eleitoral. “Não existe nenhum tribunal que tenha feito isto. Então dois tribunais se juntam para trabalhar em uma época de eleitoral pelo povo e pela eleitora e eleitor. Isto para mim é inédito, eu nunca vi”, garantiu.
A programação começou no último dia 18, no Laranjal do Jari, com uma ação do Programa Eleitor do Futuro com palestras abrangendo os seguintes temas: “O que é cidadania?”; “Alistamento Jovem: título net” e “Eleição sobre a importância do voto”, além da “Exposição 500 anos de Eleições no Brasil”, no Instituto Federal do Amapá (Ifap).
A programação seguiu à noite com o “Encontro Eleições Gerais 2022” com as palestras: “Desinformação” proferida pela representante do TRE do Amapá, Heverton Luiz Fernandes e “Propaganda”, com a coordenadora da EJE do TRE do Pará, Elaine Santana, no Plenário do Fórum de Laranjal do Jari.
No dia 19, em Monte Dourado, a EJE (TRE do Pará) promoveu ações do Programa Eleitor do Futuro, na Escola Positivo, onde haverá a exposição da urna eletrônica, com simulação da votação manual, além da Exposição dos 500 anos de eleição no Brasil. No local, também houve oferta dos serviços itinerantes da Justiça Eleitoral.
Na quarta-feira, 20, em Laranjal do Jari, a programação se iniciou com uma “Roda de Conversa, Te Liga, Jovem!”, na quadra da Escola Estadual Raimunda Capiberibe. Na ocasião, a presidente do TRE do Pará conversou com as (os) jovens presentes sobre a importância do voto para a construção e exercício da democracia plena. A programação também contou com uma parte cultural com a apresentação da Quadrilha Sorriso Cristalino e sorteio de brindes.
A coordenadora da EJE do TRE do Pará, Elaine Santana destacou o valor dessa parceria. “O TRE do Pará e o TRE do Amapá fizeram um termo de cooperação e esse foi o resultado prático desse termo em que, dividido por um rio, o Jari, tentamos unir dois estados e unir na perspectiva da cidadania e do alistamento eleitoral que é o escopo da Escola Judiciária Eleitoral, o escopo dos nossos tribunais”, disse.
A participação do público jovem tanto no lado paraense quando no lado amapaense foi celebrada pela coordenadora. “A programação durou três dias. Na segunda-feira estivemos no Instituto da IFPA, em Laranjal do Jari, onde a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá promoveu palestras. Na terça, a programação foi do lado do Pará onde a equipe da EJE do Pará apresentou palestras na parte da manhã e tarde como parte das ações do Programa Eleitor do Futuro e a equipe do itinerante deu todo o suporte fazendo do Alistamento Eleitoral. Com isso, conseguimos fazer 150 atendimentos e na quarta, mais 50, um número considerado bom para a região que é pequena. Os alunos compareceram e isso foi muito gratificante. Fizemos o fechamento desse trabalho com ações do projeto Te Liga, Jovem!, no Laranjal do Jari, com um momento mais descontraído com folclore, DJ e uma roda de conversa, onde os jovens puderam tirar realmente suas dúvidas a respeito do processo eleitoral”, concluiu.
Marco Rabelo, diretor da escola Jari, do Grupo Positivo, em Monte Dourado, ressaltou que participar dessa parceria foi uma grata surpresa. “Quando informaram que a nossa escola foi pleiteada para essa ação, para nós foi uma honra, porque a desembargadora está fazendo um belo trabalho à frente do TRE do Pará com essas ações de itinerância, assim como o desembargador do TRE do Amapá, o doutor Gilberto”, disse.
A ação vai ao encontro das estratégias do TRE do Pará, que tem se empenhado para que eleitores e eleitoras possam regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio, quando será fechado do cadastro eleitoral, além de incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos.