TRE do Pará define os últimos detalhes para o fechamento do cadastro eleitoral
Logística, dinâmica para os atendimentos ao público e a infraestrutura de funcionamento do Núcleo de Atendimento ao Eleitor foram alguns dos assuntos tratados na reunião.
Uma reunião realizada na tarde da quarta-feira (27) no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), localizado na travessa Pirajá, s/n, no bairro da Pedreira, em Belém, alinhou os últimos detalhes do planejamento do Tribunal Regional Eleitoral do Pará para os dias que antecedem ao fechamento do cadastro eleitoral, na data de 4 de maio.
O diretor geral, Felipe Brito, repassou às macrounidades e às (aos) recepcionistas contratadas (os) desde o dia 18 de abril para reforço no atendimento ao público, como ficaram definidas a logística, a dinâmica do atendimento para esse período e a infraestrutura de funcionamento do NAE que estará de portas abertas ao público no próximo domingo (1º de maio) no horário das 8 às 13h para receber as pessoas que desejarem emitir a primeira e/ ou segunda via do título, transferir o local de votação ou regularizar a situação eleitoral.
A diretora do Fórum Eleitoral da capital e juíza da 28ª ZE, Patrícia de Oliveira Moreira, acolheu a todas e todos e falou um pouco do atendimento que será realizado nesse período. "É necessário dar ao eleitor um atendimento cortês e as informações necessárias nas diversas demandas que irão trazer neste domingo", ponderou.
Brito também reforçou sobre a qualidade do serviço que será prestado ao eleitorado. "Queremos oferecer um atendimento com excelência e, desde o dia em que foram contratados, vocês já são como servidores da Justiça Eleitoral. O trabalho segue uma estrutura que depende de todas e todos vocês ", disse.
Logística
O diretor geral exibiu o vídeo demonstrativo de como irão funcionar as salas de atendimento no prédio do NAE até o dia 4 de maio. As prioridades serão atendidas no salão principal do prédio, com capacidade para 60 pessoas sentadas. Duas dessas salas irão abrigar 10 guichês de atendimento sob coordenação do chefe de cartório da 97ª ZE, Hermenegildo Oliveira, e do chefe do NAE, Zilomar Pereira.
Os postos das Estações Cidadania e das Usinas da Paz serão coordenados por servidoras (es) das zonas eleitorais designadas pela Diretoria Geral e pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).
Cláudio Silva, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), falou sobre a estratégia de segurança e a organização dos atendimentos.
Jorge Monteiro, também do GSI, falou sobre o que ficou definido com as Forças de Segurança do Estado para a estrutura do isolamento do trânsito no entorno do NAE nos dias próximos ao fechamento do cadastro e a organização das filas de espera para os atendimentos.
Nathalie Castro, da Coordenadoria da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), apresentou a cartilha explicativa elaborada pela Corregedoria para orientar o atendimento ao público no NAE e nos postos de atendimento com os principais esclarecimentos a respeito da quitação militar, exigida a partir de então, apenas para os eleitores do gênero masculino que têm ou completam 19 anos em 2022 e sobre o nome social.
De acordo com a coordenadora, a legislação atual determina que a autodeclaração já é suficiente para a inclusão do nome que a pessoa deseje, independentemente daquele que consta na documentação.
O secretário de Tecnologia da Informação, Alessandro Cruz, apresentou os esforços e a organização da equipe de TI para o funcionamento dos sistemas e a boa execução dos atendimentos.
A secretária de Administração, Hérika Sodré, destacou o material explicativo elaborado com a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) para orientar as pessoas a respeito dos serviços online do TRE do Pará. As faixas serão colocadas na fachada do NAE e no espaço externo também serão instaladas tendas para proteger as pessoas do sol e da chuva.
A secretária de Gestão de Pessoas, Sabrina Castro, orientou sobre a prestação do serviço nos dias próximos ao 4 de maio, com base na Portaria nº 21130 que define o horário do expediente interno. A secretária também explicou que haverá plantão do Serviço Médico no local.
A coordenadora de Educação e Desenvolvimento, Ingrid Agrassar, reforçou a necessidade do bom atendimento ao público e agradeceu a todas e todos.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Foto: Thaís Belém / Ascom TRE do Pará.