Alunos de escola estadual recebem ação do “Eleitor do Futuro”
Projeto já visitou 30 escolas da capital e do interior do Pará ao longo dos últimos meses
Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Anísio Teixeira, em Belém, participaram, nesta sexta-feira, de uma palestra sobre eleições e a importância do voto consciente. Outros temas como representatividade, desinformação e a confiabilidade no sistema de votação também foram abordados. Os jovens ainda conheceram de perto a urna eletrônica e puderam simular como será o momento do voto. A iniciativa faz parte do projeto Eleitor do Futuro, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará.
Valena Wanzeler, chefa da seção de capacitação, pesquisa e cidadania da Escola Judiciária Eleitoral do TRE Pará, explica que o objetivo da ação é despertar a consciência política dos jovens e como o voto pode ser um forte instrumento de mudança social. “A gente estimula eles a sempre questionar porque, quando você afirma que não gosta de política e não participa do processo, você vai ter que aceitar o município, o estado e o país que as outras decidiram por você”, pontua.
A diretora da escola Anísio Teixeira, Luiza Magno, reforçou a relevância de discutir cidadania com os jovens. “É necessário falar desses assuntos, ainda mais agora que as eleições se aproximam. Por isso, é de grande importância esse trabalho do TRE”, disse. “Na nossa escola, os professores estão engajados na conscientização política e democrática dos alunos, principalmente sobre a importância do voto consciente a consequência disso no futuro da sociedade”, destaca o professor Rubens Coutinho.
Idrieli Garcia, aluna do terceiro ano do ensino médio, está entre os 162 mil paraenses que vão votar pela primeira vez nas eleições. Para ela, o contato com a urna e o treino para o esquema de votação foram fundamentais para que a estudante se sinta mais segura e preparada para o dia 2 de outubro. “Antes, eu estava me sentindo muito nervosa e também perdida. Eu não sabia que tinha essa ordem de escolha dos candidatos. Agora, deu pra entender bastante como a gente vai fazer na hora da votação”, afirma.
Texto: João Pedro Bittencourt – Ascom do do TRE Pará
Foto: Leonardo Moraes – Ascom do TRE Pará