Estagiários e estagiárias participaram de palestra nesta semana no TRE Pará
A programação celebrou mais um 18 de agosto, data dedicada a eles, abordando temas como “Missão de vida e Escolhas Profissionais”.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizou na última quinta-feira, 25, a palestra “Missão de Vida e Nossas Escolhas Profissionais” em comemoração ao Dia da Estagiária e do Estagiário. “O objetivo é auxiliar no processo de mudança e instrumentalizá-los para passar por isso. É uma mudança significativa passar de estudante a profissional”, aponta o assistente social Aluísio Almeida, que palestrou para cerca de 60 estagiários e estagiárias do TRE do Pará.
A universitária Ênia Barbosa, 22, estagiária da 72ª zona eleitoral de Ananindeua, afirma que é sempre interessante ter a oportunidade de tocar em assuntos que facilitam o autoconhecimento. “Estou acabando a faculdade, então a gente fica na incerteza do que fazer, se segue para um mestrado, um concurso; e é importante ter alinhadas as nossas missões, aquilo que a gente acredita que é certo para a nossa vida. Eu gostei da palestra porque é um estímulo para a gente começar a se encontrar”.
O palestrante considerou sua plateia como muito concentrada e participativa. “Foi um encontro leve. Deixei uma tarefa na mão deles e acho que vai dar frutos”, diz ele com bom humor. “Ele abriu uma porta de capacitação da gente, de a gente conseguir pensar fora do mesmo, ajudou a desbravar o que a gente pensa da gente mesmo e tentar conseguir coisas novas já que a gente está nesse período de mudança e adaptação”, afirma Taís Pereira, 21, estagiária da 76ª zona eleitoral de Belém.
A realização de eventos dessa natureza, voltada aos estagiários do Tribunal se tornou uma prática anual, quase sempre coincidindo com o 18 de agosto, Dia da Estagiária e do Estagiário. “É uma forma de tentar atingir neles essa questão de eles se encontrarem profissionalmente, mostrando que o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho”, reforça Simone Garcia, chefe da seção de Lotação e Gestão de Desempenho, que gerencia o programa de estágio no TRE Pará.
E a presença de estagiários(as) das zonas eleitorais também foi celebrado. “Essa foi uma inovação dessa gestão, a partir deste ano foi implantado o programa de estágio remunerado nas zonas eleitorais com mais de 100 mil eleitores. Foram 22 zonas eleitorais, como um projeto piloto, para os estudantes de Direito. É um início! Antes os estágios eram apenas para a Secretaria do Tribunal”, explicou Simone Garcia. Atualmente, o TRE do Pará conta com 126 estagiários atuando em sua secretaria e outros 22 nas zonas eleitorais.
Texto: Lais Azevedo
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE Pará