TRE do Pará reúne juízes e chefes de cartório da região oeste do estado
Participaram do encontro, que ocorreu em Santarém, magistradas e magistrados e chefas e chefes de cartório de 21 zonas eleitorais.
A Reunião de Treinamentos Eleitorais 2022 ocorreu no dia 26 de agosto, no município de Santarém, no oeste paraense. Durante o evento, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, sua equipe e o vice-presidente do Regional, desembargador corregedor, Leonam Gondim da Cruz Júnior, repassaram informações atualizadas sobre as Eleições 2022 a magistradas (os) e chefas (es) de cartórios de 21 zonas eleitorais, abrangendo cerca de 22 municípios.
A desembargadora explicou que o treinamento está sendo aplicado a todas as zonas eleitorais do estado. "Iniciamos por Marabá, abrangendo as zonas eleitorais do sul e sudeste paraense, estamos fazendo agora aqui nas zonas da região oeste e, na próxima semana, vamos iniciar na sede, o treinamento de Belém e das zonas localizadas na região metropolitana e do Marajó, de forma que todos estejam muito bem preparados para as eleições ", destacou a presidente do Tribunal.
O vice presidente do TRE do Pará participou de forma online do encontro. Na ocasião, destacou a criação da Cartilha Eleitoral e do Guia de Propaganda Eleitoral. "Eles estão disponíveis a todas e a todos no formato eletrônico e físico e têm um conteúdo de fácil acesso para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir sobre esses assuntos, desde aqueles relacionados a comícios, propaganda de TV, de rádio e muitas outros", disse. Após a fala do desembargador, a secretária da Corregedoria, Nathalie Castro; a coordenadora da Coordenadoria de Assuntos Jurídicos, Rosiane Martinelli, e a assessora Jurídica da Corregedoria, Fernanda Sousa, detalharam assuntos relacionados ao Poder de Polícia, Propaganda Eleitoral e Orientações Gerais.
A programação teve início com as boas-vindas do diretor geral do TRE do Pará, Felipe Brito. Ele também apresentou dados gerais das Eleições e atualizou os presentes sobre mudanças no pleito deste ano. "Todos os esforços estão sendo feitos por parte do Tribunal para que a Eleição termine dentro do horário. Temos que pensar sempre que a celeridade no resultado é igual a transparência", reafirmou. O diretor também destacou outros assuntos relevantes, como a Auditoria da Urna Eletrônica e a vistoria na cabina. "Uma das novidades deste ano é a vistoria da cabina de votação, quando o mesário receberá a informação em seu terminal que precisará fazer a vistoria da cabina eleitoral" informou.
A manhã iniciou com o tema "PIE 2022 e Metas de Totalização", com o secretário de Planejamento, Sandro Borges. Em seguida, foi a vez do secretário de Orçamento, Finanças e Contabilidade, Edson Cruz, que abordou o tema "Suprimentos de Fundos". Sobre o assunto, ele destacou que "nosso estado tem uma estrutura diferenciada, por isso, nosso diretor geral constituiu um Grupo de Trabalho de Suplementos de Fundo, com o objetivo de fazer um relatório das demandas recebidas", disse. O membro do Grupo de Mesários, Ricardo Serruya, falou sobre os "Benefícios de Alimentação dos Mesários".
A secretária de Administração, Hérika Sodré, discorreu sobre "Contratações de Apoio e Material de Consumo" e, logo em seguida, o chefe do Gabinete de Polícia Judiciária, Alexandre Santos, destacou o tema "Segurança das Eleições: Ações e Procedimentos", que contou ainda com a participação do coronel da Polícia Militar, Valério Ferreira.
A programação da manhã se encerrou com a palestra da coordenadora de Comunicação Institucional do TRE, Renata Ferreira, que conversou com os presentes sobre as "Estratégias de Comunicação para uma Divulgação Eficaz, Ágio e Qualificada” e ainda apresentou dinâmicas relacionadas ao contato com a imprensa.
Contratos
Logo após o intervalo para o almoço, foi a vez do secretário de Tecnologia da Informação, Alessandro Cruz, abordar os assuntos: Logística e Orientações Contratuais; Técnicos de Eleição; GT Ponto; Comunicação Satelital; Jeconnect e Apuração para Transmissão de Dados e contou com o apoio do servidor Alcides Júnior para falar sobre contratos.
Em seguida, o coordenador da Comissão de Combate à Desinformação, Elder Goltzman, falou sobre Desinformação nas Eleições e destacou vários pontos essenciais como é o caso do “Sistema de Alerta”, instalado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “caso esteja circulando desinformação relacionada ao processo eletrônico de votação, a orientação é utilizar esse sistema, que chega diretamente ao TSE”, explicou. Depois foi a vez da assessora da Ouvidoria do TRE, Valéria Fonteles, falar sobre o aplicativo Pardal e o Disque Denúncia.
Participantes
Entre os participantes do encontro, esteve o juiz da 38a Zona Eleitoral, que abrange o município de Oriximiná, Wallace Souza. Ele destacou a importância do evento para a região. "Sem dúvida é uma oportunidade de estreitar a relação com o TRE e, com certeza, nos prepararmos para uma eleição de muita paz em Oriximiná", disse.
A juíza da 104a Zona Eleitoral, que abrange Santarém e Belterra, Carolina Miranda também falou sobre a expectativa em relação às próximas eleições. "Estamos bem preparados tanto tecnicamente quanto em termos de pessoas para o pleito", garantiu.
Texto: Alexandra Cavalcanti (Ascom TRE do Pará)
Fotos: Nassif Jordy (Ascom TRE do Pará)