TRE promove treinamento sobre os sistemas eleitorais
O objetivo é instruir e atualizar multiplicadores de conhecimento para que eles possam repassar esse aprendizado para o corpo funcional da Justiça Eleitoral do Pará que vai atuar durante as Eleições 2022.

O Treinamento de Multiplicadores de Sistemas Eleitorais, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) com duração de dois dias se encerrou na tarde de ontem (4). O objetivo desse treinamento é instruir e atualizar multiplicadores de conhecimento para que possam repassar esse aprendizado para o corpo funcional da Justiça Eleitoral do Pará que vai atuar durante as Eleições 2022. Esse repasse de conhecimento vai alcançar às 100 Zonas Eleitorais do Estado, por meio da capacitação nos polos eleitorais, a começar por Marabá, polo da região Sudeste, (entre os dias 15 e 19 de agosto); seguida de Santarém, pólo do Baixo Amazonas e Sudoeste (de 22 a 26 de agosto) e Belém, polo da Região Metropolitana, Nordeste e Marajó (de 29 de agosto a 2 de setembro).
Na manhã de ontem, a presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, esteve no auditório Ivan Melo, para acompanhar o treinamento. Na ocasião, ela destacou a importância dessa etapa para o pleito de outubro. “A eleição sempre foi muito vibrante, mesmo na época das urnas de lona, mas a urna eletrônica sem dúvida nenhuma representou um grande avanço para nós. Antes dependíamos de muito mais pessoas atuando nesse processo. Esse treinamento, na verdade, uma atualização, é essencial para lidar com essa mudança, esse avanço e com as novidades dessa próxima eleição”, frisou.
De acordo com o diretor geral do TRE do Pará, Felipe Brito, após esses treinamentos será feito o compartilhamento de conhecimento com o corpo funcional da Justiça Eleitoral do Pará que vai atuar nas zonas durante as Eleições 2022. “Trata-se da necessidade observada para promover a capacitação de servidoras e de servidores das Zonas Eleitorais a fim de instruí-las e de instruí-las acerca de procedimentos diversos relativos ao processo eleitoral, sobretudo aos sistemas eleitorais e urnas eletrônicas”, explica.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Alessandro Cruz, setor responsável pelo treinamento dos multiplicadores, detalhou essa fase. “Essa equipe que está sendo treinada, é denominada de multiplicadores, é formada por pessoas que já têm bastante experiência. Eles serão os instrutores da capacitação que vai ocorrer nos polos, a partir da segunda quinzena deste mês. Essa equipe também vai atuar no treinamento dos técnicos de transmissão”, disse.
O chefe da Seção de Votação Eletrônica, Dave Pinheiro detalhou alguns dos assuntos abordados durante o treinamento dos multiplicadores. “Falamos da geração de mídias, preparação de urna e sistemas de totalização, entre outros assuntos”, informou.
O técnico judiciário, Mário Almeida, já acumula uma experiência de 15 anos e vai atuar como multiplicador no polo de Marabá. “Esse treinamento funciona como uma atualização das novidades. Este ano, por exemplo, vamos ter as novas urnas”, comentou.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará
Foto: Thales Puget