TRE do Pará outorga Medalha João Maroja
Comenda é alusiva ao aniversário do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará realizou, na última segunda-feira (19), a outorga da Medalha João Maroja. A comenda é alusiva ao aniversário do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará e homenageia servidores, magistrados, autoridades, empresas e entidades que contribuíram para a construção e realização do CCJE/PA.
A medalha recebe o nome do desembargador João José da Silva Maroja, presidente do TRE do Pará entre 2009 e 2011. Ele foi o idealizador do Centro Cultural, inaugurado em 2010. “O desembargador João José da Silva Maroja, esse grande sonhador e visionário, percebeu o potencial desse local de incentivo à cultura. Esta medalha é um simples gesto de reconhecimento e agradecimento a todas e a todos que se dedicaram a tornar esse sonho possível”, destacou a presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.
A servidora Ingrid Agrassar, que falou em nome dos agraciados com a medalha João Maroja, relembrou do empenho de todos os envolvidos no projeto. “Hoje, quando olhamos para trás, diante do legado construído, vemos que cada minuto investido valeu a pena. Nosso sonho se concretizou, tem vida própria e pulsa no cenário nacional como referência nos campos da história, da memória, da arte e da cultura”, afirmou.
Novidades - Ainda durante a cerimônia, também foi apresentado o projeto de atualização e modernização das áreas expositivas do CCJE/PA, de autoria do museólogo Antônio Carlos Lobo Soares, sob supervisão do Grupo Gestor do Centro Cultural da Justiça Eleitoral. Entre as novidades, estão exposições interativas e em realidade virtual.
Livro - No evento, também foi lançado o livro “História Eleitoral do Pará: do tempo das eleições de paróquias às urnas eletrônicas”, produzido e publicado sob a coordenação do professor doutor William Gaia Farias, da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará. A publicação em formato digital está disponível no site do TRE do Pará.