Comissão de Incentivo à Participação Feminina do TRE Pará é recebida na Alepa
Durante a reunião, foi acertada uma agenda conjunta dos dois órgãos relativa a ações com temáticas da mulher e tópicos como a cota de gênero.
Na quarta-feira, 12, uma comitiva do TRE do Pará, formada pelas servidoras Patrícia Saboya, chefe de gabinete da presidência, Ingrid Agrassar, coordenadora de Educação e Desenvolvimento, e Elaine Santana, diretora da Escola Judiciária Eleitoral e coordenadora substituta da CIPF, todas integrantes da Comissão de Incentivo à Participação Feminina (CIPF) do TRE, participaram de reunião na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) com a deputada Nilse Pinheiro e com setores internos da casa, como a Escola Legislativa e a Procuradoria Especial da Mulher.
A agenda conjunta dos órgãos relativa a ações com temática da mulher e tópicos como a cota de gênero, os problemas de candidaturas laranjas, a prestação de contas e os direitos ao acesso à propaganda e ao fundo eleitoral foram o principal propósito da reunião.
Essas ações integradas entre as duas instituições têm como objetivo principal a promoção ao incentivo à participação da mulher na política e nos cargos de gestão, além de ações de esclarecimentos dos direitos das mulheres através das redes de divulgação das instituições.
A deputada Nilse Pinheiro afirmou que “esse diálogo foi muito gratificante e produtivo e eu tenho certeza que a partir daqui vamos construir grande parceria para possibilitarmos oportunidade para as mulheres, que muitas vezes, por falta de conhecimento, não conseguem atingir um patamar de excelência no que se trata do quesito eleição eleitoral. Então, como é um ano eleitoral, nós precisamos levar essas informações para as mulheres. Gostaria de agradecer o pronto atendimento do TRE, através da presidente Luiza Nadja, e toda sua equipe”, disse a deputada.
Segundo Elaine Santana, coordenadora substituta da CIPF, o encontro foi um grande ganho, pois cada instituição mostrou os seus projetos voltados para as mulheres. “Assim, conseguimos juntar as nossas forças para conseguir alcançar um maior número de mulheres na política”, destacou.
A CIPF do TRE do Pará foi criada em 2019 e busca promover o incentivo à participação da mulher na política e nos cargos de liderança, além de realizar ações de esclarecimentos dos direitos das mulheres como cidadãs. A comissão tem como supervisora a juíza membro do TRE do Pará, Rosa Navegantes.
Representatividade feminina histórica
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 545 mil registros de candidaturas nas eleições de 2020, apenas 180.799 eram mulheres, representando 34% do total e candidatos.
A representatividade feminina nestes espaços de poder ainda não se equivale ao número de mulheres na população do país. Contudo, hoje, a bancada feminina atual na Alepa tem o número mais expressivo de mulheres da história. Elas representam 25 % do atual parlamento estadual, composta por dez deputadas.
Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará