Presidente do TRE do Pará participa de eventos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Na agenda, as comemorações pelos 90 anos da Justiça Eleitoral brasileira e a posse do novo presidente.
Nesta semana, a presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, está participando de uma série de eventos promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na manhã da quarta-feira, dia 23, a presidente esteve no encontro online em que o presidente do TSE recém empossado, ministro Luiz Edson Fachin, e o diretor geral, Rui Moreira de Oliveira, se reuniram com as (os) demais presidentes dos 27 regionais para apresentar a equipe que vai compor a nova gestão nos próximos seis meses e tratar de outros assuntos referentes às Eleições Gerais deste ano.
O encontro online também reforçou o alinhamento institucional e as futuras parcerias com os regionais no sentido de engajamento institucional para reforçar com a sociedade a integridade do processo eleitoral.
"Agradeço a gentil colaboração de todas e todos. A Justiça Eleitoral brasileira está com um quadro normativamente estabilizado. Somos o árbitro da partida e, portanto, estamos separando o 'poeirão do leito da estrada', preservando aquilo que é duradouro, permanente e nos constitui como sociedade", declarou Fachin às (aos) presidentes dos regionais.
À tarde, todas (os) as (os) presidentes dos regionais fizeram uma breve apresentação das principais atividades e demandas desenvolvidas em cada região.
A realização dos atendimentos itinerantes, levando em conta a diversidade e geografia do estado, as ações voltadas ao eleitorado jovem, como o ‘Eleitor do Futuro’ e o ‘Te Liga, Jovem’, foram assuntos destacados pela desembargadora-presidente do Regional, que também agradeceu ao ministro Fachin e ao diretor geral, Rui Moreira de Oliveira, pelo apoio prestado no projeto de implementação da usina fotovoltaica, que irá funcionar no município de Santarém, região Oeste do Pará.
“Estou disposta a colaborar com a Tecnologia da Informação e parabenizo pela proatividade dos regionais nos esforços para a aproximação com o eleitorado”, disse.
E, na oportunidade, saudou as (os) integrantes do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), no qual atua como secretária, e mencionou o aniversário da Justiça Eleitoral brasileira. “Nos 90 anos da Justiça Eleitoral, parabenizo esta que é uma Justiça séria, transparente e próxima do eleitorado, tratando sempre as (os) contribuintes com a atenção que merecem", concluiu a presidente.
Posse
Na noite da terça-feira (22), a desembargadora-presidente também participou de maneira online da cerimônia realizada na sede do TSE, em Brasília (DF), na qual foram empossados os ministros Fachin e Alexandre de Moraes, respectivamente, como novo presidente e vice-presidente do Tribunal Superior.
No discurso de posse, o novo presidente, Edson Fachin, fez uma firme defesa da democracia, das atribuições e da seriedade da Justiça Eleitoral e de todas as pessoas que trabalham para garantir eleições livres no país, além de ressaltar a necessidade de buscar a paz, o diálogo e a construção de um ambiente de serenidade para a realização das Eleições Gerais de 2022 e pontuou os desafios e as diretrizes da nova gestão.
A íntegra da cerimônia está disponível no canal oficial do YouTube da Justiça Eleitoral.
.: Reveja no link
Na segunda-feira, 21, a presidente prestigiou a sessão solene que abriu oficialmente a semana de homenagens aos 90 anos da Justiça Eleitoral brasileira e da conquista do voto feminino, celebrados no próximo dia 24, quinta-feira.
A cerimônia foi o último ato oficial do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do TSE, função que assumiu em maio de 2020. Ele deixou a Corte em razão do término do segundo biênio como integrante efetivo do Tribunal.
Rodrigo Silva, com informações do TSE.