TRE do Pará promove palestra sobre segurança
O objetivo foi sensibilizar os servidores sobre a necessidade do cumprimento das medidas preventivas de segurança orgânica no âmbito do Tribunal.
Agentes da Polícia Judicial e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará) participaram, na manhã da sexta-feira (11), da palestra “Segurança Orgânica” ministrada pelo major da Polícia Militar (PM), Albino Lima. O evento é resultado do Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal e o Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
O objetivo do acordo é unir esforços para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da Gestão de Segurança Institucional entre as partes. “É uma ação importante principalmente por conta de estarmos em um ano eleitoral, quando é registrado um aumento do fluxo de pessoas em todas as unidades do Tribunal. Isso requer um grau de atenção maior tanto dos agentes como dos servidores”, avaliou o oficial do Gabinete de Segurança Institucional do TRE do Pará, Alexandre Santos.
Entre os assuntos que foram abordados durante a palestra estavam a segurança cibernética e a necessidade do cumprimento de normas, como o uso adequado do crachá. “O foco da palestra foi sensibilizar os servidores sobre a necessidade do cumprimento das medidas preventivas de segurança orgânica no âmbito do Tribunal”, ressaltou.
Ele destacou que essa é a primeira vez que ações visando à segurança orgânica estão sendo implementadas de forma preventiva. “A partir de agora, elas passam a fazer parte da rotina do Tribunal”, informou.
Pelo acordo, além da palestra, estão previstas a realização de curso básico e avançado de aperfeiçoamento e assessoramento em segurança institucional.
O Acordo de Cooperação Técnica é fundamentado nas Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 291/2019, 344/2020 e 383/2021, de 23 de agosto de 2019, de 09 de setembro de 2020 e de 25 de março de 2021, respectivamente, nos termos da Resolução TRE Pará n° 5.650/2020, de 30 de julho de 2020, e na Lei nº 8.666/93.
Alexandra Cavalcanti / Ascom do TRE Pará