Presidente do TRE do Pará apresenta projeto a prefeito de Ananindeua
O Tribunal vai implantar no município um Fórum Eleitoral e uma Central de Atendimento Única.
A presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, esteve na tarde de ontem (25) na sede da prefeitura de Ananindeua, onde foi recebida pelo prefeito, Dr. Daniel. A presidente estava acompanhada do diretor geral do TRE, Felipe Brito; da secretária de Administração, Hérika Sodré; do chefe do Núcleo de Apoio à Gestão, Roberto Lopes; e do coordenador de Edificações e Infraestrutura, Diego Lopes.
Na ocasião, a presidente apresentou o projeto do Fórum Eleitoral e uma Central de Atendimento Única que serão instalados, em prédio próprio do TRE, onde atualmente funciona o depósito de materiais. “Será um presente do Tribunal para o município de Ananindeua, que pretendemos entregar ainda no final deste ano ou no início do próximo”, destacou a desembargadora.
Ela ressaltou que a iniciativa vai trazer uma série de benefícios à rotina de trabalho, ao juntar em um mesmo espaço as duas zonas eleitorais do município, a 43a e a 72a. Com isso, os procedimentos vão se tornar mais alinhados, resultando na melhoria da qualidade dos serviços eleitorais prestados à população do município.
O projeto foi apresentado ao prefeito, que estava ao lado do consultor geral da prefeitura, João Brasil, em um vídeo institucional que mostra, por meio de animação em 3D, uma maquete do Fórum. “Estou muito feliz com esse projeto”, disse o prefeito ao terminar de assistir ao vídeo.
Eleições
Durante o encontro, também foram tratados assuntos pertinentes às Eleições 2022. A desembargadora entregou ao prefeito o Plano Integrado das Eleições 2022, documento que norteará as próximas eleições, e falou sobre o trabalho itinerante promovido pelo Tribunal, em parceria com as prefeituras, para facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral.
A presidente lembrou ainda que no próximo dia 4 de maio se encerra o prazo para os eleitores regularizarem o título eleitoral e, assim, exercerem o voto nas eleições deste ano. “Isso pode ser feito tanto, por meio do site do TRE, do Disque Eleitor, onde também é possível agendar o atendimento presencial para evitar aglomerações. Contamos com o apoio da prefeitura para divulgar essa informação, porque temos aqui no município cerca de 30 mil títulos cancelados”, informou a desembargadora, que também apresentou ao prefeito os projetos “Te liga Jovem” para incentivar o voto de jovens de 16 e 17 anos e o “Eleitor do Futuro”, que trabalha com as crianças nas escolas a importância do voto para exercer a cidadania.
Ao final do encontro, a desembargadora entregou ao prefeito uma bolsa confeccionada pelo Projeto Votos de Esperança, resultado da parceria do Tribunal com a Organização Social Associação Polo Produtivo Pará, que administra a Fábrica Esperança. A iniciativa transforma urnas de lona inapropriadas para o uso em produtos ecológicos. A confecção dos itens é feita pelas egressas e egressos do Sistema Penitenciário do Estado do Pará atendidas (os) pela Fábrica Esperança. O prefeito agradeceu o presente e elogiou o projeto.
Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará