TRE do Pará assina Termo de Cooperação Mútua para construção da Usina Solar em Santarém
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve em Belém para assinatura do documento que prevê a limpeza e a terraplenagem do terreno que será utilizado para a construção da usina.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, recebeu no último dia 19, o prefeito de Santarém, Francisco Nélio Aguiar da Silva. Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Mútua referente à instalação da usina do TRE do Pará. Pelo acordo, a administração municipal se comprometeu a fazer a limpeza e a terraplenagem do terreno que será utilizado pela usina, uma área de 14.300 metros quadrados.
A usina será construída em um terreno pertencente à União, no centro de Santarém, que estava desocupado e servindo de depósito de lixo. "Daremos uma destinação sustentável a uma parte desse terreno, onde serão colocadas as placas solares ajudando a solucionar esse problema social na área", destacou.
Além de trazer benefícios em termos de economia e sustentabilidade, diminuindo os custos com energia elétrica, que atualmente representam 15% do orçamento total de custeio do Tribunal, a construção da usina também vai beneficiar o eleitorado. "Com essa economia será possível fazer novos investimentos na infraestrutura de atendimento á eleitora e ao eleitor do Pará", afirma a secretária de Administração do TRE do Pará, Hérika Sodré.
Embora o terreno destinado a abrigar a usina esteja localizado em um município na região oeste do estado, os benefícios serão divididos entre a sede e todas as 100 zonas eleitorais abrangidas pelo TRE.
Pioneiro na região Norte, o projeto é inspirado na Usina Fotovoltaica instalada pelo TRE do Estado do Paraná, inaugurada em 2019, e que já proporcionou uma economia de 44,85% em 2020 nos gastos com energia.
A previsão é que as obras comecem a ser executadas ainda este ano. "Não será um projeto para ser entregue na minha gestão, porque deve ficar pronto apenas em 2023 ou 2024”, acrescentou a desembargadora.
O prefeito de Santarém, que também é o atual presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), agradeceu à presidente pela escolha do município para abrigar o projeto. “Muito obrigado pelo Tribunal ter escolhido Santarém para receber essa obra, que beneficiará também a nossa população”, disse.
A presidente aproveitou a ocasião ainda para entregar ao prefeito o Plano Integrado das Eleições 2022, documento que norteará as próximas eleições e falar sobre os projetos “Te liga Jovem” de incentivo ao voto de jovens de 16 e 17 anos e o “Eleitor do Futuro”, que trabalha com as crianças nas escolas a importância do voto para exercer a cidadania.
Números
Dados gerais sobre o projeto da Usina Fotovoltaica da Justiça Eleitoral do Estado do Pará:
- Área do terreno: 14.300 m2
- Quantidade de Placas: 3.000
- Local da construção: município de Santarém
- Potência: 1,8 mwp / geração de 2 mwp
- Economia anual: R$ 2,4 milhões ao ano
- Limpeza e terraplenagem: Prefeitura Municipal de Santarém
- Realização: Justiça Eleitoral do Pará