Seminário de Direito Eleitoral Pará 2022 começa na capital com palestra do ministro Fachin

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) falou sobre “Os desafios da Justiça Eleitoral para as eleições de 2022”.

Ministro Edson Fachin durante seminário sobre direito eleitoral em Belém (PA) em 27.06.2022

Nesta segunda-feira (27), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, teve início o Seminário de Direito Eleitoral Pará 2022 com a presença do presidente do TSE, Edson Fachin, que proferiu a Conferência Magna sobre “Os desafios da Justiça Eleitoral para as eleições de 2022”. Na ocasião, ele enfatizou a necessidade de se “respeitar a escolha do povo, assumir e garantir o resultado das eleições”. O evento segue com programação na terça-feira (28), ainda na capital e nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Centro Cultural de Parauapebas.

Além do presidente do TSE, a mesa de abertura do eventofoi composta pela presidente doTribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; pelovice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior; pelogovernador do Estado, Helder Barbalho; pela presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; pelo procurador-geral de justiça, César Mattar Jr; pelo presidente do TRE do Amapá, Gilberto Pinheiro; pela presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheira Maria de Lurdes Lima Oliveira; pelo presidente da OAB-Pará, Eduardo Imbiriba e pelajuíza federal, diretora do Fórum Eleitoral do Estado do Pará, Alcioni Escobar da Costa Alvim.

A presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, em coletiva para os jornalistas presentes, falou sobre a importância do seminário. “Esse momento é muito especial, porque se aproxima cada vez mais das eleições. Na verdade, estamos a menos de 100 dias do pleito e isso faz com que possamos festejar esse momento tão democrático e, ao mesmo tempo, possamos refletir sobre vários assuntos que envolvem a Justiça Eleitoral e os procedimentos eleitorais que são obrigatórios para aqueles que apresentarem seus nomes como candidatos. Por isso, temos hoje aqui o ministro Fachin para a abertura para falar um pouco mais sobre esses desafios”, destacou.

Já durante a abertura, a desembargadora deu as boas-vindas ao ministro Fachin reforçando a função da Justiça Eleitoral ao longo de seu percurso no país. “Há 90 anos, ela cumpre o seu papel de assegurar a democracia, disponibilizando o direito ao voto. Mas nossa missão não se restringe apenas às eleições. Procuramos sempre estar no tempo real, acompanhando a evolução e as inovações. A Justiça Eleitoral sempre soube se reinventar, evoluir e se modernizar”, disse.

Em sua palestra, entre outras coisas, o ministro Fachin reforçou a importância do pleito eleitoral. “As eleições são, antes de mais nada, ferramentas substitutivas do conflito. Consequentemente, veiculam uma disputa a ser travada, necessariamente, num contexto não turbulento, com paz, respeito e tolerância. A violência verbal, a invalidação de adversários, a negação de direitos alheios e a deturpação dos fatos são comportamentos claramente conflitantes com a ética e com o espírito da democracia liberal”, avaliou.

O ministro fez ainda questão de enfatizar algo inerente à democracia: o respeito ao resultado das eleições. “Resumo haver uma questão central nas eleições brasileiras de 2022: respeitar a escolha do povo, assumir e garantir o resultado das eleições. O que está posto é o respeito à soberania popular exercida pelo sufrágio universal. Apelo a todos os Poderes e a todas as pessoas, entidades e instituições, por paz, segurança e respeito nas eleições. O momento é decisivo, a história cobrará a todos nós”, finalizou.

Além do presidente do TSE, o evento terá outros convidados do Tribunal Superior, como a ministra Maria Cláudia Bucchianeri, que vai proferir a Conferência Magna em Parauapebas, no dia 30, com o tema “Violência Política Contra às Mulheres''; Flávia da Costa Viana (Juíza Auxiliar da Presidência do TSE); Roberta Maia Gresta (Assessora Jurídica do TSE); Fábio Francisco Esteves (Juiz e Membro da Comissão de Combate ao Racismo do TSE) e Samara Santos Pataxó (responsável pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade do TSE).


A programação cultural do Seminário contou nesta segunda-feira com apresentações de grupos locais no hall de entrada do teatro, como o Grupo Toca Guitarrada e Grupo de Dança Iaçá. Também no hall, é possível conhecer alguns projetos do TRE do Pará, como o “Eleitor do futuro” e “Mesário voluntário”. Há ainda um Espaço Sustentável, com uma mostra das ações relacionadas à sustentabilidade promovidas pelo Tribunal; espaço para lançamento de livros e ainda uma exposição com urnas eletrônicas, onde é possível “treinar” o voto e tirar dúvidas.


Texto: Alexandra Cavalcanti/ Ascom TRE do Pará

Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará

ícone mapa

Rua João Diogo, 288, Campina - Belém-PA - CEP 66015-902

Horário de atendimento: 8h às 14h

CNPJ do TRE-PA: 05.703.755.0001-76

Telefone: (91) 3346-8000 - Mais informações

Ouvidoria: (91) 3346-8037 - Mais informações

Protocolo Geral: (91) 3346-8769

Ícone Protocolo Administrativo
Disque-Eleitor                                                            Atendimento: 8h às 14h - Telefone: 148                                                                                                                                Atendimento Digital - Assistente Virtual Bertha                  Whatsapp: (91) 3346-8000 / Webchat
Ícone horário de funcionamento dos protocolos
Telefone e endereço das Zonas Eleitorais                          Atendimento ao público: 8h às 13h

 

Acesso rápido