TRE do Pará faz homenagem ao Presidente do TSE
Ministro Edson Fachin recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral em solenidade realizada no plenário Antônio Koury.
Na manhã desta segunda-feira (27), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, recebeu o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, na capital paraense. Além da presidente e do vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, o presidente do TSE foi recebido pela Corte, pelo diretor-geral, Felipe Brito, macrogestoras (es) e servidoras (es). Na ocasião, a presidente do TRE do Pará concedeu ao Ministro Fachin, em sessão solene ocorrida no plenário Antônio Koury, a Medalha do Mérito Eleitoral. A honraria é ofertada tradicionalmente aos que, de alguma forma, prestaram relevantes serviços ao Judiciário Eleitoral do Pará.
“É com muita alegria que agraciamos com a Medalha de Mérito Eleitoral a sua Excelência, o senhor presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Edson Fachin. Ela é concedida àqueles e àquelas que, com esforço e dedicação, mantêm o ideal da democracia real em nosso país e alcançam o reconhecimento da sociedade (…) Imbuída com o espírito de satisfação, em reconhecimento à conduta do ministro Fachin, entregamos a Medalha do Mérito Eleitoral e agradecemos pela contribuição na edificação de uma sociedade plural, justa e igualitária”, afirmou a presidente do TRE do Pará.
O ministro Edson Fachin agradeceu a homenagem e enalteceu o trabalho realizado em prol da democracia. “Agradeço, muito honrado, a distinção conferida pela Medalha do Mérito Eleitoral deste Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Externo a minha profunda gratidão à desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, a todos os integrantes desta Corte e ao seu corpo funcional, composto por dedicadas servidoras e servidores. Essa honraria demonstra que a Casa da Justiça Eleitoral é uma só. O trabalho realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral está unido, de modo indissociável, ao empenho de muitas pessoas que, diuturnamente, dedicam-se ao fortalecimento da democracia brasileira”, afirmou.
O presidente do TSE destacou em sua fala as riquezas naturais e culturais do estado e ressaltou o exemplo de representatividade aplicado no TRE do Pará. “Nos dias de hoje, dando os melhores exemplos de equidade e avanço institucional, o estado conta com uma presidente mulher em seu Tribunal Regional Eleitoral e, ainda, o seu Tribunal de Justiça é composto majoritariamente por desembargadoras mulheres. Faz-se claro, com isso, que a representatividade e a inclusão marcam a Justiça paraense e ecoam como referencial para outros tribunais”, ressaltou.
Ainda durante a visita, o presidente do TSE assinou um termo de adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral e ao Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral, juntamente com a juíza Alcioni Escobar da Costa Alvim, diretora do Foro da Seção Judiciária do Pará, da Justiça Federal.
O ministro Edson Fachin esteve em Belém para participar do Seminário de Direto Eleitoral Pará 2022 e realizar a Conferência Magna do evento intitulada “Os Desafios da Justiça Eleitoral para as Eleições 2022”.
O evento ocorre nos dias 27 e 28 de junho, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, e nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Centro Cultural de Parauapebas.
Texto: Ana Paula Bezerra / Ascom TRE do Pará
Fotos: Thalles Puget / Ascom TRE do Pará