TRE do Pará realizou cerimônia de formatura da segunda turma da Escola de Formação Política
As 47 alunas e alunos da Escola de Formação Política do TRE do Pará participaram na tarde da sexta-feira (24), de maneira presencial e remota, da cerimônia de formatura realizada no Plenário Antônio Koury, na sede do Tribunal.
Na mesa de cerimônia, estavam a presidente do TRE do Pará e diretora da Escola Judiciária Eleitoral, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento. A presidente também é idealizadora do projeto da Escola de Formação Política.
Presentes ainda o diretor-geral em exercício, Roberto Lopes Rocha, e o diretor do Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor da Escola de Formação Política, William Gaia.
A escola tem o objetivo de proporcionar o conhecimento político, bem como promover o desenvolvimento de habilidades e atitudes interpessoais essenciais à liderança cidadã com ampliação do entendimento para a participação na sociedade e o fortalecimento da democracia.
Ao todo, foram 21 aulas com carga horária de 42h, mais 6h de oficina e três avaliações.
Solenidade
Composta a mesa, as alunas e os alunos foram recebidos no plenário e foi exibido um vídeo com depoimentos das (os) formandas (os) da escola sobre o encerramento do curso.
Para homenagear a turma, a chefe de Gabinete da Presidência, Patrícia Saboya, no canto, e o chefe da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), Rodrigo Valdez, ao teclado, executaram as canções "Flor do Destino" (Vittal Lima) e "Uirapuru" (Waldemar Henrique).
Em nome da turma, a aluna Cleide Marina Corrêa, residente no município de Marabá, proferiu um discurso emocionado falando das motivações que a levaram a ingressar na turma e sobre as oportunidades de aprendizado.
"Espero que este curso tenha nos transformado em cidadãos conscientes dos nossos deveres e direitos. A educação é o nosso passaporte para o futuro. Saio deste curso com conhecimento ampliado sobre política e deixo clara a minha confiança na Justiça Eleitoral, na democracia e nas urnas eletrônicas", enfatizou.
O professor William Gaia parabenizou, em especial, à desembargadora-presidente pela iniciativa da escola. "Política não é eleição, mas elas são indissociáveis. Como representante dos professores do curso, digo que a educação tem o poder de nos libertar de uma série de amarras. Nosso papel é o campo do diálogo, da retórica e não da violência. Desejo grande sucesso a todos", expressou.
Após a entrega dos certificados, a desembargadora-presidente, Luzia Nadja Guimarães Nascimento, discursou à turma e destacou a satisfação pelo momento.
"Eu festejo esse momento, pois por meio do conhecimento se consegue tudo e, só assim, - numa palavra que atualmente é muito usada, sobretudo por nós mulheres- nos 'empoderar'. Vocês são agentes multiplicadores porque agora têm este conhecimento. Quando nós pensamos na Escola de Formação, nós pensamos na pluralidade de ideias e em assumir com a sociedade o nosso papel como instituição pública, que também é de levar conhecimento às pessoas", afirmou a presidente.
"Muito obrigado por terem aceitado o desafio que a Justiça Eleitoral lhes propôs de agirem como multiplicadores do conhecimento", finalizou.
A mestre de cerimônias da solenidade e coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Elaine Santana Machado, também parabenizou as formandas e os formandos. "Meu coração se enche de alegria e agradeço à desembargadora-presidente por idealizar este projeto e por toda a confiança na EJE para a realização da Escola de Formação Política", concluiu.
A transmissão da cerimônia está disponível no canal oficial do TRE do Pará, no YouTube. Para rever, acesse o link aqui.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.
Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.