Evento do TRE do Pará vai debater os temas do assédio e gênero no âmbito do Poder Judiciário
As palestras irão colaborar para que a perspectiva de gênero seja mais discutida e ajude a prevenir situações que possam prejudicar o ambiente de trabalho.
O TRE do Pará realiza na próxima sexta-feira, dia 13 de maio de 2022, das 9h ao meio-dia, a mesa redonda “Assédio e Gênero: reflexões sobre discriminação e violência no âmbito do Poder Judiciário”. O evento será presencial no Plenário Antônio Koury, localizado no edifício-sede do Tribunal e com transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial do Regional.
O objetivo da mesa redonda é de debater procedimentos sobre as políticas adotadas na prevenção e no enfrentamento ao assédio moral, sexual e atos discriminatórios nos órgãos do Poder Judiciário, bem como o alinhamento com as diretrizes do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual do Poder Judiciário (instituído pelo CNJ) com foco na reflexão relativa à questão de gênero.
As palestras são direcionadas às magistradas (os), servidoras (es) do Poder Judiciário e à sociedade em geral.
A presidente do Tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidirá a abertura oficial do evento.
O primeiro painel será conduzido pela procuradora de Justiça do estado de Goiás e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2019-2021, Ivana Farina, com o tema “Protocolo para Julgamento sobre Perspectiva de Gênero”. A procuradora foi a primeira mulher a presidir o Conselho de Procuradores do CNJ.
“Impactos da violência no ambiente de trabalho” será o tema do segundo painel do evento, proferido pela pedagoga e membro da Comissão da Participação Feminina do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Riane Freitas. A servidora atua na Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica do TJ e tem larga experiência no tema.
O evento é promovido pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Comissão de Incentivo à Participação Feminina, ambas do TRE do Pará, com organização da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes) e da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD).
As inscrições podem ser feitas no site de eventos do TRE do Pará, no link eventos.tre-pa.jus.br, até o dia do evento. Haverá emissão de certificado com carga horária de 3h de participação.
De acordo com o CNJ, os tribunais de todo o país estão atuando de forma concentrada para a prevenção ao assédio e à discriminação. Desde a última segunda-feira (2), várias ações estão sendo desenvolvidas para alertar, informar e prevenir situações que possam prejudicar o ambiente de trabalho durante a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação.
Rodrigo Silva, com informações da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes).