TRE do Pará promove de forma virtual formação em Compliance e Ética no Setor Público
A liveclass será realizada no dia 8 de junho e está com as inscrições abertas. É destinada às servidoras e aos servidores do Tribunal e à sociedade em geral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, por meio da sua Comissão de Ética, vai realizar no dia 8 de junho, de 13h30 às 15h30, a liveclass“Compliance e Ética no Setor Público”, com a advogada e consultora em Direito Administrativo, Monique Furtado.
O objetivo da liveclass é esclarecer os princípios da ética e suas relações com os desafios enfrentados pelo setor público, especialmente àqueles que lidam com o funcionamento das organizações. “A ética está no nosso dia a dia, ainda que de forma intuitiva e instintiva. Todavia, nem sempre devo fazer tudo que posso. A liveclass abordará noções de ética e conduta, integridade, transparência, accountability, o código de ética do TRE Pará, dentre outros temas importantes não apenas para o trabalho nesta instituição, mas para o desenvolvimento de uma sociedade melhor”, explica o presidente da Comissão de Ética do TRE do Pará, Vespasiano Rubim Neto.
A organização daatividadeé da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (CODES) e da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), em parceria com a Comissão de Ética do TRE do Pará.
“O foco da capacitação consiste em dar noções práticas para quem vai participar deste grande momento, desta grande ação. Serão discutidas noções referentes à ética, mas de uma forma mais abrangente, inclusive englobando a parte de compliance na gestão pública, aliada aos conceitos e reflexões do dia a dia, como por exemplo: o que eu posso? O que eu devo? Como proceder? Portanto, noções basilares de como aplicar a ética na administração pública”, esclarece a coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE do Pará, Ingrid Agrassar Moraes.
Segundo a coordenadora, o Tribunal atua sempre no intuito de formar servidoras e servidores e informar o público externo sobre noções que são importantes e que nos remetem aos princípios do serviço público e princípios da boa vida em sociedade, norteados pela ética, accountability e compliance, fala Ingrid Agrassar.
A atividade tem ainda a missão de reforçar o compromisso de transparência nos trabalhos desenvolvidos no Tribunal, reafirmando assim, as práticas responsáveis da administração pública.
De acordo com Vespasiano Rubim Neto, a Comissão de Ética disponibiliza a todas(os) as servidoras(os) um site com informações completas sobre o código, processos, composição e formas de contato (https://www.tre-pa.jus.br/o-tre/comissao-de-etica/comissao-etica). “A Comissão possui, dentre suas competências, a de instruir e se manifestar em processos de apuração ética mas, sobremaneira, tem seu papel atrelado à divulgação do código e das boas práticas na administração pública.”, afirma Rubim Neto.
Serviço
Liveclass “Compliance e Ética na Gestão Pública”
Dia: 8 de junho
Hora: 13h30 às 15h30
Inscrições: acesse o portal de eventos do Tribunal neste link.
Transmissão pelo canal do YouTube do TRE do Pará.
Ana Paula Bezerra/ Ascom TRE do Pará.