Ação do TRE do Pará sensibilizou para a necessidade da diminuição da violência contra a mulher
A programação também destacou o compromisso e a responsabilidade social do Tribunal com a causa.
O TRE do Pará, por iniciativa da Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos) e do grupo Ressignificar: olhares e histórias de mulheres no TRE, promoveu na manhã da terça-feira (30) uma ação educativa pelo fim da violência contra as mulheres.
Realizada no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), no bairro da Pedreira, em Belém, a programação contou com breve exposição sobre o conceito e os tipos de violência contra a mulher, além da distribuição, para as pessoas que estavam presentes, de panfletos explicativos e do laço laranja que simboliza a luta pela eliminação da violência contra a mulher em todo mundo, lembrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a cada dia 25, no chamado Dia Laranja.
A assistente social do TRE do Pará, Fernanda Moura, e a estagiária Ana Clarice Pimenta também visitaram as zonas eleitorais sediadas no NAE para conversar com as (os) servidoras (es) sobre a conscientização e sensibilização a respeito do tema.
“A campanha que estamos desenvolvendo, hoje, junto aos cartórios eleitorais e ao eleitorado que vem buscar atendimento no NAE, é para a sensibilização sobre a eliminação da violência contra a mulher, explicando sobre os tipos de violência e mostrando a rede de apoio e proteção para que a mulher possa saber onde encontrar ajuda. Com isso, dentro do TRE e entre o nosso eleitorado, pretendemos formar agentes multiplicadores das informações para a própria família, vizinhança e a comunidade como um todo”, explicou Fernanda Moura.
A estudante Hellen Vitória mora no bairro Parque Verde e estava no NAE para emitir a primeira via do título eleitoral. Ela destacou o quanto as próprias mulheres precisam de mais conhecimento a respeito dessa temática.
“Penso que é bastante importante deixar as mulheres cientes desse tema e de que não é apenas um dia, mas é recorrente. Não podemos fingir que não acontece e é preciso uma mobilização social para que a violência contra a mulher diminua", opinou.
O projeto da ação prevê programações nas zonas eleitorais de Icoaraci, Peixe Boi, Augusto Corrêa e São Miguel do Guamá que serão agendadas posteriormente.
Texto e fotos: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.