TRE do Pará recebe a imprensa de Belém para esclarecimentos sobre o processo eleitoral
Estatísticas e logísticas das eleições, fechamento do cadastro e o sistema da urna eletrônica foram alguns dos assuntos apresentados às (aos) profissionais da comunicação.
As (os) representantes de diversos veículos de comunicação de Belém foram recebidas (os) no edifício-sede do TRE do Pará, na manhã desta terça-feira, 29, para um evento no qual foram tratados alguns dos principais temas referentes ao processo eleitoral.
As equipes foram recepcionadas pela presidente, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, que agradeceu o apoio dado pela imprensa ao TRE. “Nós tratamos do fortalecimento da democracia e vocês nos ajudam quando informam às paraenses e aos paraenses sobre os direitos que elas (es) têm para exercer o voto com informações das mais diversas”, disse.
O diretor geral, Felipe Brito, apresentou as características do eleitorado paraense, a logística das eleições no estado e as ações que antecipam o fechamento do cadastro para garantir que todas as pessoas estejam aptas a votar no mês de outubro.
Estamos tentando alcançar o máximo de eleitoras e eleitores possíveis e, para isso, nossos atendimentos itinerantes estão em 73 municípios e pretendemos alcançar o número de 85 mil atendimentos até o final do mês de março, explicou.
Brito também falou sobre o fechamento do cadastro eleitoral, quando, a 150 dias das Eleições, não é possível excluir ou acrescentar informações no chamado cadastro eleitoral para que haja tempo hábil de organização das eleições no país inteiro.
Vespasiano Rubim, da coordenadoria de Dados Partidários e Prestação de Contas Eleitorais, falou do registro de candidaturas explicando quem pode se candidatar e diferenciou os três tipos de Eleições: municipais, gerais e presidenciais. Citou os preparativos da Justiça Eleitoral para as Eleições 2022 a partir da construção colaborativa do Plano Integrado das Eleições (PIE2022), o plano tático do Registro de Candidaturas, os testes de sistemas e a quantidade de vagas para os cargos, bem como as principais datas do registro de candidaturas.
Alessandro Cruz, secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, apresentou as novidades sistemáticas, a segurança, a informatização e o chamado ‘novo modelo’ da urna eletrônica (modelo 2020).
De acordo com o secretário, nas Eleições deste ano serão utilizadas 9.760 urnas do modelo 2020 além das urnas de modelos anteriores (2009, 2011, 2013, 2015).
Ao final, a presidente destacou a relevância da parceria que deve se firmar entre a imprensa e a Justiça Eleitoral no sentido de reforçar a credibilidade do processo eleitoral brasileiro.
Digo que a imprensa será a nossa grande aliada no combate à desinformação. O TSE está conjuntamente com os TRE’s do país no sentido de que possamos formar uma grande rede de combate à desinformação e poder esclarecer à sociedade aquilo que ela precisa de forma clara e verdadeira. A sociedade precisa participar desse processo de combate à desinformação e é isso que os regionais pretendem, buscar a sociedade, através da imprensa, para este combate à desinformação, concluiu.
Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.