Novembro Azul foi tema de programação no TRE do Pará
Promovida pelo Serviço Médico e Psicossocial do Tribunal, a palestra informou e conscientizou a todas e todos os participantes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
A manhã da segunda-feira (21) foi de informação para servidoras (es), colaboradoras (es), estagiárias (os) e familiares a respeito do câncer de próstata na roda de conversa promovida pelo Serviço de Assistência Médico, Odontológico e Psicossocial (Samos), que ocorreu no auditório Ivan Mello, no prédio-sede do TRE do Pará.
O momento fez parte das programações alusivas ao Novembro Azul, instituído como o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um brasileiro morre a cada 38 minutos devido à doença.
De acordo com Williams Barra, médico do Serviço de Assistência Médico, Odontológico e Psicossocial (Samos) do TRE do Pará, o momento foi de compartilhamento sobre as formas de como prevenir o câncer de próstata, que, depois do de pele, é o principal tipo de que atinge os homens. "No Brasil, ainda este ano, estão previstos cerca de pouco mais de 60 mil casos de câncer de próstata. É o tipo de câncer que mais acomete os homens em todo o mundo", alertou.
Durante o bate-papo, o médico apresentou os três principais fatores que, além de prevenir uma série de doenças, também contribuem para evitar o câncer de próstata: manter hábitos de alimentação saudável evitando o consumo de alimentos industrializados para dar preferência aos alimentos e frutas "in natura", o controle de peso e a prática regular de atividades físicas.
Barra também destacou as chamadas medidas de rastreamento que identificam e investigam um câncer no estágio inicial, como o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal que devem ser feitos anualmente pelos homens a partir dos 50 anos e, no caso dos homens negros, ou que já tiveram casos de câncer de próstata na família, a partir dos 45 anos de idade.
"O intuito é de conscientizar sobre a importância da prevenção de câncer de próstata. A ideia é despertar em cada um a importância do cuidado pessoal a partir da realização dessas medidas comportamentais e dos exames específicos para descobrir um câncer precocemente, quando as chances de cura e de resolução são muito maiores", explicou.
Para o colaborador terceirizado Francisco da Silva, a palestra foi excelente. "Foi uma oportunidade de tirar as minhas dúvidas. É importante que os homens não tenham vergonha de procurar um médico e fazer o exame no tempo certo", disse.
Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.