TRE do Pará outorga Medalha do Mérito Eleitoral à Ouvidora Nacional da Mulher
Tânia Regina Silva Reckziegel veio à Belém para participar da inauguração da Sala de Atendimento da Ouvidoria da Mulher.
A Ouvidora Nacional da Mulher, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Tânia Regina Silva Reckziegel, magistrada auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi agraciada com a Medalha do Mérito Eleitoral do Pará na tarde da terça-feira (29), no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na sede do TRE do Pará. Ela recebeu a honraria das mãos da presidente do tribunal, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.
Criada em 2005, a Medalha tem como objetivo agraciar juristas, servidores e demais colaboradores que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral. A ouvidora veio a Belém para participar da inauguração da Sala de Atendimento da Ouvidoria da Mulher que servirá para acolher sugestões, elogios, reclamações e denúncias relativas à violência contra à mulher, direitos políticos e à igualdade de gênero; encaminhar denúncias aos órgãos competentes, caso seja autorizado pela noticiante, entre outras coisas.
Ao entregar a medalha,a presidente do TRE destacou o trabalho importante desempenhado pela ouvidora em todo o país. “Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública é também um objetivo da Justiça Eleitoral e a Dra. Tânia vem fazendo isso de uma forma muito especial, por isso estamos honrados em entregar essa medalha a você”, ressaltou.
A ouvidora Nacional da Mulher agradeceu à homenagem. “Quero agradecer por todo esse carinho e dizer da minha gratidão por estar aqui recebendo essa linda medalha”, disse.
Participaram ainda da cerimônia, o juiz membro da Corte Eleitoral do Pará e ouvidor do tribunal, Edmar Pereira; a juíza Ouvidora da Mulher do TRE do Pará, Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira; as secretárias de Administração, Hérika Sodré; de Gestão de Pessoas, Sabrina Castro e Judiciária, Mayra Cavalcante, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral, Elaine Machado, além de servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores.
Breve currículo
A magistrada Tânia Regina Silva Reckziegel, formou-se naUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, fez com mestrado em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Unisc. Especialista em Gestão Pública pela UFRGS. Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Ingressou no Tribunal em outubro de 2012 pelo Quinto Constitucional, como representante dos advogados. Em agosto de 2015, recebeu a outorga da Medalha da Ordem ao Mérito Judiciário do Trabalho pelo Tribunal Superior do Trabalho. Em março de 2019, recebeu o Troféu Mulher Cidadã 2019, concedido anualmente pela Assembleia Legislativa do RS. Foi Presidente do Ipeatra - Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho no período 2018/2019.
Em 17 de fevereiro de 2020, a ouvidorafoi empossada para atuar como Conselheira do Conselho Nacional de Justiça/CNJ. Exercente das seguintes funções no CNJ: Presidente da Comissão Permanente de Comunicação Social do Poder Judiciário; Presidente da Comissão Permanente de Políticas de Prevenção às Vítimas de Violências, Testemunhas e de Vulneráveis; Coordenadora do Comitê Gestor Nacional Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho em Condição Análoga à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas. Além disso, émembro do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário; Membro do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário. Foi eleita Ouvidora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em eleição ocorrida na sessão ordinária do CNJ no dia 19 de outubro de 2021. Atualmente atua na 2ª Turma do TRT4 e na 1ª Seção de Dissídios Individuais.
Texto: Alexandra Cavalcanti (Ascom TRE do Pará)
Fotos: Leonardo Moraes (Ascom TRE do Pará)