TRE Pará lança game voltado para o público jovem que traz regras para as Eleições
O jogo “Dia E” é resultado de uma parceria do Tribunal, por meio da Escola Judiciária Eleitoral, com a Inteceleri, empresa incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da UFPA, e a Aldeia iLab.

Na manhã desta quinta-feira (20), durante a Sessão Plenária Ordinária Administrativa do TRE do Pará, presidida pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do Regional, foi lançado o game “Dia E”, jogo que orienta de forma lúdica o conhecimento das regras usadas nas eleições. A ação é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Inteceleri, uma empresa nascida do Parque de Ciência e Tecnologia resultado da parceria entre o Governo do Pará e as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e a Aldeia iLab - Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRE Pará.
“A Justiça Eleitoral sempre busca inovação. Estamos felizes por lançar algo que fortalece ainda mais essa questão, ainda mais voltada para a tecnologia, a inovação”, destacou a desembargadora durante o lançamento.
O game faz parte das ações Programa Eleitor do Futuro, “nele a Justiça Eleitoral vai ao encontro de crianças e jovens para falar da importância de escolher seus representantes”, reforçou a magistrada. Ela lembrou ainda que o Tribunal tem se voltado bastante para esse público, inclusive com outros projetos como o Te Liga! Jovem. “Percebemos que os adolescentes não estavam se interessando pela questão eleitoral quando chegava a vez deles, por isso sentimos a necessidade de chamá-los para ficarem mais próximos de todo esse processo”, enfatizou.
A presidente do Tribunal fez questão ainda de explicar como o game funciona. “A jogadora ou jogador precisa escolher, por exemplo, os documentos corretos para votar”, citou ela, antes de agradecer aos envolvidos no projeto. “Quero agradecer a Elaine Santana, coordenadora da EJE, e a toda a sua equipe que está à frente desse projeto, assim como ao diretor-geral do TRE, Felipe Brito, e ao professor, Rodrigo Reis, presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, e aos representantes da Inteceleri, o diretor, Walter Oliveira Júnior, o programador Ítalo Ludos e do membro da equipe, Kelson Farias”, disse.
O juiz eleitoral e membro da Corte, Edmar Pereira enfatizou a importância do game para a Justiça Eleitoral. “É uma ferramenta de grande valor desenvolvida especialmente para beneficiar os jovens e assim fortalecer a democracia brasileira”, avaliou.
O juiz-membro da Corte, Álvaro Norat também destacou a ação. “Quero parabenizar por essa importante iniciativa”, disse.
Óculos
Conhecida por desenvolver, entre outros produtos, o Miritiboard VR, óculos de realidade virtual confeccionado a partir da fibra do miriti, a Inteceleri presenteou a presidente do Tribunal e os integrantes da Corte Eleitoral com o equipamento, na ocasião do lançamento do game.
O game ficará disponível no site do TRE neste link , sendo compatível com celulares que utilizam o sistema Android; e, em breve, estará disponível também nas lojas de aplicativos.
Texto: Alexandra Cavalcanti / Ascom TRE do Pará.
Foto: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.