“Vem TREinar!” esteve na escola Profª. Yolanda Martins e Silva
A unidade educacional dedica-se às pessoas com deficiência intelectual, autismo e comorbidades, colaborando, em parceria com o TRE, para o acesso destas à cidadania do voto.
Realizado em diversos espaços de acesso público e educacionais, o projeto “Vem TREinar!”, do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará), ensina os eleitores sobre o uso da urna eletrônica para as Eleições 2022. Ontem (15/9), das 9h às 14h, as atividades ocorreram na Unidade Educacional Especializada Profª. Yolanda Martins e Silva, no bairro do Marco. Vinculada à rede pública estadual de ensino, a UEE atende alunos com deficiência intelectual, autismo e comorbidades.
“A experiência de ontem foi muito importante para a gente, todos demonstraram muito interesse e individualmente tiveram a oportunidade de treinar na urna eletrônica. São principalmente adultos, inclusive pessoas idosas, que não conseguem ingressar na escola regular. Levamos uma palestra explicando o direito das pessoas com deficiência na hora de votar, a possibilidade de estar acompanhado de um familiar, muitos de lá votam e inclusive já tinham o E-Título”, comenta Elaine Santana, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/PA).
Como preparação para esta atividade, a EJE também recebeu treinamento da Seção de Assistência Médica, Odontológica e Psicossocial (Samos) do TRE Pará, por meio da assistente social, Fernanda Arnaud, e da médica psiquiatra, Dra. Daniele Boulhosa. Elas abordaram conteúdos relacionados à inclusão da pessoa com deficiência intelectual, eliminação de barreiras e ampliação da acessibilidade, o que perpassa pelas particularidades sobre o transtorno do espectro autista, considerando que esse conhecimento poderia contribuir para a atuação da equipe na escola.
Calendário – O projeto “Vem TREinar!” segue com suas ações, atendendo o público hoje e amanhã (17/9), das 10h às 22h; e no domingo, das 15h às 21h, no Shopping Boulevard. No próximo final de semana, de 23 a 25 de setembro, a ação ocorre no Shopping Castanheira, no mesmo horários, das 10h às 22h, sexta e sábado; e das 15h às 21h, no domingo. Nesta próxima semana, o projeto também ocorre de forma simultânea à coleta de votos manuais para a Auditoria da Votação Eletrônica, que passará por universidades e escolas particulares.
Texto: Laís Azevedo - Ascom TRE Pará
Foto: Thalles Puget - Ascom TRE Pará