Justiça Eleitoral estabelece prioridades na hora do voto
Pessoas idosos (as), gestantes, enfermas, obesas, lactantes, com criança de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida estão entre as que têm preferência para votar.
No próximo domingo, dia 2 de outubro, a eleitora e o eleitor têm um compromisso importante com a democracia do país: escolher quem vai representá-los pelos próximos quatro anos nos cargos de deputado federal, deputado estadual, governador e presidente da República e por oito anos, no caso dos senadores. Para que todos possam cumprir esse compromisso de forma ordenada, a Justiça Eleitoral estabelece as prioridades na hora de votar e, este ano, ainda traz uma novidade. Confira:
- Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, enfermas, obesas, gestantes, lactantes, com criança de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida bem como quem as acompanha;
- Candidatas e candidatos; juízas e juízes eleitorais e seus (suas) auxiliares; servidoras e servidores da Justiça Eleitoral; promotoras e promotores eleitorais;
- Policiais militares em serviço;
- As pessoas com mais de 80 anos terão prioridade sobre as demais;
- NOVIDADE: Os acompanhantes das prioridades também terão preferência, ainda que não sejam eleitores (as) da mesma seção eleitoral (lei 14.364/2022).
Vale destacar ainda que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem ser auxiliadas por alguém do seu convívio na cabine de votação.
Quem ainda tiver dúvida sobre o tema ou precisa de alguma outra informação sobre acessibilidade, pode entrar em contato no Disque Eleitor. O número é o 148 e a ligação é gratuita. O horário de atendimento é de 8h às 19h.